Na sinopse, Maigret investiga como o corpo de um comerciante de diamantes aparece misteriosamente na casa de campo de Carl Andersen, um milionário dinamarquês que vive recluso com a irmã. Ninguém na localidade isolada de Arpajon, a 37 km de Paris, consegue explicar o fato, tão pouco viu ou ouviu algo que contribua para solucionar o caso. Maigret, intuitivo como sempre, sente o cheiro de mentira no ar e vaga pelo livro identificando distorções nas versões dos envolvidos, que são o dono da casa, sua irmã e vizinhos das redondezas.
A encruzilhada do título é conhecida por “Encruzilhada das Três Viúvas”, um perímetro que abriga três casas adjacentes: uma oficina de carros, uma casa de pedra no melhor estilo casa de campo e outra casa a duzentos metros da última, de muro alto, telhado de ardósia e várias árvores ornamentais. É nesse Triângulo das Bermudas que transcorre praticamente toda a investigação policial.
A personalidade de Maigret foi sendo moldada com o tempo, certamente pelos 75 romances policiais criados por Georges Simenon. Neste livro suas falas breves, seu jeito lacônico e desconfiado e seus silêncios pensativos já despontam. Simenon trabalhou continuamente na concepção de Maigret, sempre descrevendo cenários com muita sensibilidade. Uma de suas especialidades eram mesmo as ricas descrições de Paris e dos cenários bucólicos frequentados pelo comissário, fotografias praticamente líricas de uma época.
Essa história já foi parar no cinema e também na TV. O primeiro filme foi feito na França em 1932, com direção de Jean Renoir e Pierre Renoir – ambos filhos do pintor impressionista. Pierre viveu o comissário Maigret. Na TV, um dos intérpretes foi Jean Richard, na também francesa “Les Enquêtes du commissaire Maigret” (1967 – 1990). No youtube há episódios completos do programa, porém em francês e sem tradução.
Quem prefere romances policiais mais no estilo de Agatha Christie, onde a solução do mistério é fundamental para a história, talvez não se encante a princípio pelas fábulas de Maigret. Mas para aqueles que gostam de viajar no tempo, de encontrar paisagens e figuras particulares e uma narração policial mais sensível, é um bom livro para abrir as portas ao clássico detetive parisiense.
Autor: Georges Simenon
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 144
Ano: 2014
Compre o livro / e-book
SINOPSE – Georges Simenon reinventou a literatura de mistério. Antes dele, o que definia os romances do gênero era a busca pelo assassino. O escritor deixava uma série de pistas ao longo do livro e cabia ao leitor, ao fim, juntar as peças para tentar adivinhar a identidade do criminoso. Em A noite da encruzilhada, Maigret tenta desvendar os motivos da morte de um vendedor de diamantes. O corpo foi encontrado na mansão de Carl Andersen, um milionário dinamarquês, mas Maigret o interroga por dezessete horas, sem sucesso. Talvez a irmã dele, Else, que vive trancada num quarto da mansão, tenha a chave para o mistério. O projeto gráfico da coleção, o mesmo no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra, é coordenado pela Companhia das Letras. As capas são de Alceu Chiesorin Nunes, diretor de arte da editora.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…
View Comments
Oi Ana Paula,
Este foi um dos melhores que já li de Simenon, do meio pro final o suspense é estarrecedor! Uma delícia de livro, fiquei muito impressionada com a maneira como a narrativa é conduzida.
Adorei o post. Você sabe se este filme de Jean Renoir existe em DVD?
Muito obrigada!
Abçs
Oi Adriana! Que eu saiba não tem o DVD com o Jean Renoir pra venda. No Youtube tem o filme de 1932 completo, com Pierre Renoir: https://www.youtube.com/watch?v=0XD_VLSbmnc
Beijos!
Esse é o próximo! ;)