Uma das livrarias mais conhecidas de Barcelona, a Negra y Criminal vai encerrar suas atividades em outubro deste ano. Inaugurada em 2002, a livraria se especializou na venda de coleções de romances noir e policiais e era uma grande divulgadora do gênero na Espanha, contribuindo também com eventos culturais como o festival literário BCNegra.
Negócio no estilo à moda antiga, uma das marcas da Negra y Criminal são os livreiros especializados e a variedade de títulos comercializados, entre thrillers de detetive, espionagem, dicionários, livros sobre criminologia e ensaios, com edições raras e outras fora de catálogo.
Paco Camarasa, livreiro e um dos sócios, lamentou o encerramento num momento em que, segundo ele, os romances noir estão na moda, com grandes editoras apostando em coleções policiais. “Temos a satisfação de ter contribuído para colocar o gênero que queremos, o romance noir, onde ele merece: o melhor lugar para qualquer livraria”, acrescentou, lamentando as mudanças e oscilações de mercado. Ele ainda agradeceu às pessoas que “ajudaram a livraria a resistir nos últimos três anos”.
Com informações do La Vanguardia e imagem de abc.es
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…