Uma das livrarias mais conhecidas de Barcelona, a Negra y Criminal vai encerrar suas atividades em outubro deste ano. Inaugurada em 2002, a livraria se especializou na venda de coleções de romances noir e policiais e era uma grande divulgadora do gênero na Espanha, contribuindo também com eventos culturais como o festival literário BCNegra.
Negócio no estilo à moda antiga, uma das marcas da Negra y Criminal são os livreiros especializados e a variedade de títulos comercializados, entre thrillers de detetive, espionagem, dicionários, livros sobre criminologia e ensaios, com edições raras e outras fora de catálogo.
Paco Camarasa, livreiro e um dos sócios, lamentou o encerramento num momento em que, segundo ele, os romances noir estão na moda, com grandes editoras apostando em coleções policiais. “Temos a satisfação de ter contribuído para colocar o gênero que queremos, o romance noir, onde ele merece: o melhor lugar para qualquer livraria”, acrescentou, lamentando as mudanças e oscilações de mercado. Ele ainda agradeceu às pessoas que “ajudaram a livraria a resistir nos últimos três anos”.
Com informações do La Vanguardia e imagem de abc.es
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
O Esquenta Book Friday 2025 começou nesta quinta, 8, com descontos de até 40%…
Cher. É impossível não se impressionar com a trajetória dessa artista que atravessou gerações.…
A BBC, em parceria com o site oficial de Agatha Christie, divulgou recentemente um…
DIVULGAÇÃO - Em Ventre em Chamas, coletânea de contos lançada por Thais Messora, o…
Imagina uma cidade onde cada esquina guarda uma história não contada. Onde lendas ecoam pelos…
Imagina dois dias com descontos exclusivos só no aplicativo da Amazon. Agora, pensa nesses descontos…