Por Luciana da Cunha – Nunca é tarde para conhecer um lado inexplorado de Agatha Christie e se encantar como se estivesse lendo a autora pela primeira vez. Foi mais ou menos assim a minha experiência com M ou N, romance de espionagem protagonizado pelo casal Tommy e Tuppence e publicado no Brasil pela Harper Collins numa edição bonitona. Sou leitora da Agatha desde os 13 anos, mas confesso que me acomodei nas tramas de Hercule Poirot e Miss Marple (principalmente nas do primeiro) desde lá.
Mas vamos à história: em M ou N, o casal de espiões Tommy e Tuppence Beresford se veem em meio às conspirações da Segunda Guerra Mundial e são enviados ao hotel San Souci para descobrirem as identidades de dois espiões infiltrados na Inglaterra trabalhando para o lado alemão. Para contextualizar um pouco melhor: os livros protagonizados pelo casal são cronológicos e nesse aqui eles estão na meia idade. Por isso, são meio que chamados de volta à ativa, já que o serviço secreto prefere recrutar profissionais mais jovens.
Para quem, assim como eu, está mais acostumado com os casos pitorescos e os minuciosos quebra-cabeças que a autora emprega em suas obras, já aviso que o ritmo aqui é um pouco diferente. Por mais que tenha o mistério de descobrir quem são os espiões, a pegada é mais de espionagem mesmo, com mais ação e menos complexidade no desfecho da trama. Como o livro é curto, confesso que não consegui degustar as pistas, já que a história caminhou rapidamente para o seu desfecho. Para quem gosta de devorar livros rapidamente, é uma ótima pedida.
Provavelmente tamanha perfeição nos detalhes se deve ao fato de que o livro foi publicado enquanto a guerra ainda estava em curso, em 1941.
Enquanto saboreava as páginas do livro, fiz o meu dever de casa sobre o casal Tommy e Tuppence e fiquei um pouco decepcionada ao descobrir que foram publicados apenas quatro romances e uma coletânea de contos com eles (bem menos que o badalado Poirot, que acumula 33 romances e mais de 50 contos). A relação dos dois foi, para mim, um dos pontos altos da história, já que eles possuem maneiras peculiares e complementares de resolver mistérios: ele mais sério e pragmático e ela mais espontânea e sagaz. Uma combinação que renderia muitas outras tramas instigantes.
Como já comentei, é uma leitura rápida que pode ser devorada em poucos dias (ou até horas, para os mais famintos), mas nem por isso perde o seu charme. Mais uma vez a Agatha nos encanta com seu estilo, seus personagens e seus mistérios. Leitura leve e ideal para levar junto em uma viagem, nem que seja à Inglaterra da Segunda Guerra.
Quem quiser ver Tommy e Tuppence na TV, pode procurar a recente série da BBC Partners in Crime, protagonizada por Jessica Raine e David Walliams.
(Fotos: Luciana da Cunha, Divulgação – Laurence Cendrowicz)
Autora: Agatha Christie
Editora: Harper Collins Brasil
Tradutor: Newton Goldman
Páginas: 194
Este livro no Skoob
SINOPSE – A aventura do casal Tommy e Tuppence se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Escócia. Ambos vão para lá com o objetivo de colaborar, como amadores, com o Serviço Secreto inglês. No caminho, um agente é atropelado propositalmente, pois havia descoberto fatos reveladores de atividades nazistas infiltradas na Inglaterra. Sua última frase foi exatamente: “M ou N…”
Share this content:
Jornalista em Blumenau, desde os 15 anos se aventura pela blogosfera. Cinéfila desde a sua primeira VHS da Disney, escreve sobre o tema há nove anos. Descobriu a paixão pela literatura com romances policiais, mas hoje lê um pouco de tudo – principalmente tudo aquilo que vai parar nas telonas.
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…