Por Ana Paula Laux– Dizem que todo comediante é um bom ator, mas nem todo bom ator é um comediante. No caso de Rowan Atkinson, nada mais justo. O segundo episódio da série Maigret, onde ele interpreta o icônico detetive de Georges Simenon, estreou no canal inglês ITV, e Rowan Atkinson estava muito bem no papel.
“Maigret’s Dead Man” é uma adaptação do livro lançado em 1948. No Brasil, recebeu o nome de “Maigret e seu Morto”, o 29º romance policial com o personagem. Na trama, enquanto a polícia procura os responsáveis pela morte de três fazendeiros, um homem telefona seguidamente para o comissário Maigret de uma cafeteria para informá-lo que está sendo seguido e pedir ajuda. Sem encontrar o detetive em mais de uma ocasião, o homem é achado morto em uma praça após ser jogado de um carro. Maigret deve descobrir o que o homem queria informar e quem o matou.
Para quem já conhece o estilo de Simenon, sabe que suas histórias não focam em quem matou, como nos enigmas clássicos de Agatha Christie e Sherlock Holmes. Por isso, sabemos quem está sendo procurado pela polícia logo no início. O que Maigret faz é investigar o crime ao mesmo tempo em que procura entender suas motivações, um detetive que estuda a natureza humana e tira conclusões a partir dos casos investigados.
Neste segundo episódio, Rowan Atkinson carrega o detetive com um olhar contido e silencioso, com uma espécie de melancolia comedida no andar. Sua postura não é tão rude, a despeito de Maigrets do passado como aqueles interpretados por Bruno Cremer e Michael Gambon. Ele pouco sorri e nem de longe lembra o histriônico Mr. Bean, que vai acompanhá-lo pela vida inteira em qualquer papel que faça. Apesar de não ser fisicamente parecido com o detetive, Atkinson abraça a chance de viver uma figura diferente da qual é associado. Versátil, seu talento vai além das investidas cômicas e, neste papel, ele desafia as mentes mais conservadoras.
A série é bem produzida, principalmente porque o canal ITV já tem know-how na área, com séries como Agatha Christie’s Poirot e The Adventures of Sherlock Holmes na bagagem. Outros atores que se destacam são Lucy Cohu no papel de Madame Maigret e John Light como Dacourt. Nota 8,0 pro Maigret de Rowan (meu favorito ainda é Bruno Cremer). E que venham mais episódios.
[Imagem: Site oficial Georges Simenon]
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…
O Enigma da Biblioteca de Nínive Imagine um tesouro escondido sob as areias do…
View Comments
Com relação a ' Maigret's dead man' gostaria de comentar ! muito simpático artigo, apesar de ter a impressão
de que foi totalmente baseada nos filmes sem considerar os livros, que exploram mais a inteligência do detetive
em perceber elementos sociais sem dar atenção exagerada as pistas técnicas. 'Maigret's dead man' dá vida
ao primeiro detetive que além da lógica se permite contemplar e apreciar a cultura e a vida pessoal das pessoas.
Achei a produção linda como só os ingleses sabem fazer. Completamente respeitosa ao personagem frances
( que é um tanto inesperado em uma produção inglesa ) na reconstituição de época primorosa com os arredores
de Paris, o ar do porto - até a camisa do comissário está envelhecida...
Rowan faz uma performance contida mas profundamente emocional...
trazendo o que o Maigret tem de melhor: a sua humanidade. Excelente filme !
Oi Roman. Realmente, você está certo! Me concentrei mais no filme e principalmente na figura de Rowan para interpretar o papel de Maigret. Acho que ele foi previamente julgado pela crítica e pelos fãs mais conservadores antes de conseguir provar o talento que tem pra viver Maigret, um personagem tão diferente daqueles a que ele é associado, principalmente por Rowan ser visto único e exclusivamente como comediante. Acho que ele é um ótimo ator e, embora não seja o meu Maigret favorito, realmente fez um bom papel vivendo Maigret. Obrigada pelo seu ótimo comentário!
Ele , Rowan, está perfeito como Maigret ! Pode-se ler um livro de Simenon, e imaginá-lo personificando o personagem do texto. Me surpreendeu positivamente. É um ator com muitos recursos, da comédia ao drama, passando pela ação, o vi em um dos filmes de 007. Um verdadeiro artista!
Gostei muito também! Uma nova maneira de enxergar Maigret :)
Tenho assistido uns poucos episódios na Film and Arts. Muito boa a interpretação do Roman, Mr Bean , como ficou mundialmente conhecido. Muito sério, nem parece o gaiato Mr Bean. Estou achando muito legal a performance do artista
Ele me surpreendeu positivamente também.
A série é boa; fotografia ótima e os locais nos remetem a memória dos livros de George Simenon; agora engolir Rowan Atkinson como Jules Maigret, quando seu autor diz que suas características mais marcantes eram ser grandalhão, de meia idade, casado, beberrão, de hábitos simples e maneiras toscas é um pouco demais; o olhar e trejeitos taciturnos de Rowan, não trespassam sua veia humorística e ele fica deslocado do personagem; digo isso como leitor fiel e conhecedor de todos os capítulos da série Maigret (por Bruno Cremer); sua "falta de queixo" exacerbam sua timidez, muito contrária a autoridade e presença do Maigret dos livros. Resumindo uma série que deve ser assistida com certeza; justamente para termos certeza do que não se deve ser feito em adaptações de livros. Respeito ao estilo do autor é o mínimo.