Categories: resenha

RESENHA | As sobreviventes, Riley Sager

Compartilhe

Por Ana Paula Laux – Stephen King disse que este é o primeiro grande thriller de 2017, e inclusive é a recomendação usada na capa do livro para chamar a atenção dos leitores. “As Sobreviventes” é uma história sobre três garotas, Quincy, Lisa e Samantha. Elas são as únicas sobreviventes de chacinas em diferentes cidades norte-americanas em um intervalo de alguns anos.

Em todos os casos, o assassino foi morto mas o trauma persistiu. Por isso, as meninas logo se tornam uma espécie de celebridade no círculo dos jornais sensacionalistas, que as apelidam de Garotas Remanescentes.

 

 
A história foca em uma das garotas, Quincy, sobrevivente do massacre no Chalé Pine. Ela não se lembra de quase nada da noite do crime – condição que os médicos atribuem a uma amnésia. Quincy tem apenas memórias esparsas sobre a chegada no lugar e como foi salva por um policial enquanto tentava escapar do assassino pela floresta.

O mistério está exatamente em descobrir o que ela não lembra. Suas memórias vão voltar aos poucos no decorrer da história, e no final haverá uma revelação.

 

“Você não pode mudar o que aconteceu.
A única coisa que pode controlar é a maneira como lida com isso.”

 

O autor, que usa o pseudônimo de Riley Sager, alterna entre o presente e o passado da protagonista para criar expectativa e aguçar a curiosidade do leitor, contrastando a vida reclusa que Quincy leva com o noivo. Sua ocupação é confeitar para um blog de culinária, mas Quincy também alimenta vícios como o uso de remédios e bebida e, nos flashbacks, sempre acaba voltando às lembranças do Chalé Pine. Essas lembranças se tornam cada vez mais claras e assustadoras.

Mais para a metade do livro, tem-se a sensação de que as coisas não são exatamente o que parecem ser. Todos passam a ser suspeitos, de uma forma ou de outra, seja porque dão a entender que sabem mais do que realmente sabem, seja porque parecem não ser quem dizem ser e escondem informações. E aí não se tem certeza de quase nada, só de que a história está mesmo mal contada.

 

 

“As Sobreviventes” é um livro pageturner, aquele tipo que vamos virando as páginas rapidamente para saber o que acontece no final. Fiquei na dúvida com relação a uma ou duas questões em especial, uma no que diz respeito ao comportamento da protagonista, que eu achei desproporcional em alguns momentos, e algo que acontece bem no finalzinho do livro sobre a explicação do mistério.

Em inglês, o livro chama-se “Final Girls”. É mais um com “Girls” no título, assim como “Garota Exemplar”, da Gillian Flynn, e “A Garota no Trem”, da Paula Hawkins, só que Riley Sager é um homem, mesmo que o nome soe ambíguo (e me parece que foi essa a intenção, porque o próprio autor fala sobre isso em uma entrevista). Então é aquilo, é um homem escrevendo sob a perspectiva de uma mulher…

Imagino que, já que a fórmula deu certo com essas outras autoras, pode-se estar tentando emplacar mais um título nessa tendência. Essa é uma informação que pode ser determinante para alguns leitores, para outros, não.

 

Resenha em vídeo

Título: As sobreviventes
Autor: Riley Sager
Editora: Gutenberg
Páginas: 336
Este livro no Skoob

SINOPSE – Há dez anos, a estudante universitária Quincy Carpenter viajou com seus melhores amigos e retornou sozinha, foi a única sobrevivente de um crime terrível. Num piscar de olhos, ela se viu pertencendo a um grupo do qual ninguém quer fazer parte: um grupo de garotas sobreviventes com histórias similares. Lisa, que perdeu nove amigas esfaqueadas na universidade; Sam, que enfrentou um assassino no hotel onde trabalhava; e agora Quincy, que correu sangrando pelos bosques para escapar do homem a quem ela se refere apenas como Ele. As três jovens se esforçam para afastar seus pesadelos, e, com isso, permanecem longe uma da outra; apesar das tentativas da mídia, elas nunca se encontraram. Um bloqueio na memória de Quincy não permite que ela se lembre dos acontecimentos daquela noite, e por causa disso a jovem seguiu em frente: é uma blogueira culinária de sucesso, tem um namorado amoroso e mantém uma forte amizade com Coop, o policial que salvou sua vida naquela noite. Até que um dia, Lisa, a primeira sobrevivente, é encontrada morta na banheira de sua casa com os pulsos cortados; e Sam, a outra garota, surge na porta de Quincy determinada a fazê-la reviver o passado, o que provocará consequências cada vez mais assustadoras. O que Sam realmente procura na história de vida de Quincy? Quando novos detalhes sobre a morte de Lisa vem à tona, Quincy percebe que precisa se lembrar do que aconteceu naquela noite traumática se quiser as respostas para as verdades e mentiras de Sam, esquivar-se da polícia e dos repórteres insaciáveis. Mas recuperar a memória pode revelar muito mais do que ela gostaria.

View Comments

  • Achei que Stephen King foi muito, muito equivocado em classificar esse como o melhor Thriller de 2017. Caramba ! As partes do Chalé Pine são isso mesmo , mas as partes da narrativa em que foca na vida de Quincy , principalmente na amizade dela com Sam é chatissima. Não prende , não dá vontade de virar página. Sugiro doses cavalais dos livros de Tess Gerritsen ou os clássicos de Aghata Christie, para quem achar esse livro bom.

Recent Posts

Agatha Christie se junta a lendas do mistério em novo livro

  "As Rainhas do Crime," de Marie Benedict, chega às livrarias dos Estados Unidos em…

4 dias ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em maio

  Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…

2 semanas ago

SUÉTER | 25 mais vendidos na Shein; ganhe desconto de afiliada

  * Atualizado em 21/04/2024  Ganhe R$10 de desconto nas compras Shein Usando o código…

4 semanas ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em abril

  Confira as dicas de lançamentos para abril no Literatura Policial. LEIA TAMBÉM SHEIN |…

2 meses ago

SEMANA DO CONSUMIDOR | 20 ofertas de suspense e mistério

  A Semana do Consumidor vai de 11 a 18 de março na Amazon, com…

2 meses ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em março

  Confira as dicas de lançamentos para março no Literatura Policial. LEIA TAMBÉM SHEIN |…

3 meses ago