Por Ana Paula Laux – Se tem uma coisa que eu gosto de conhecer são livrarias. Grandes, pequenas, temáticas, escondidas, a vontade de visitar pode ter vários motivos. Visitas a livrarias interessantes, clássicas e diferentes sempre fazem parte dos meus roteiros de viagem.
Pensando nisso, achei legal escrever esse post e reviver momentos incríveis que passei em três livrarias pelo mundo. E aproveitando para pensar nas três que ainda quero visitar nessa encarnação. Você gosta de conhecer livrarias?
Uma das livrarias mais lindas que já visitei foi a El Ateneo, em Buenos Aires. Ela foi inaugurada em 1919 e mantém um aspecto clássico e único. O edifício foi um teatro chamado Grand Splendid, tem muitos afrescos de tirar o fôlego e parece envolta numa luz surreal. É realmente deslumbrante e uma parada obrigatória para fãs de livros (e lugares bonitos) em Buenos Aires. Leia mais sobre El Ateneo no post da colunista Luciana da Cunha.
Em janeiro de 2017 visitei a livraria mais famosa de Veneza, a Acqua Alta. É na verdade um sebo misturado com livraria, tem vários livros empilhados por todos os cantos e fica num lugar bem escondidinho entre as vielas da cidade (foi difícil achar porque as vias venezianas são confusas, mas persistimos e vencemos!). Os livros ficam principalmente em estantes e gôndolas e são de vários gêneros. Na parte dos fundos, livros danificados ficam empilhados num muro formando os famosos degraus pelos quais o lugar é conhecido (tem que tirar foto!). E na hora de pagar a gente tem que passar pelos olhos atentos da Tigra, a gata maravilhosamente carismática acima, que eu consegui clicar enquanto ela me dava uma geral perto do caixa. Para conhecer mais sobre essa visita (e a Tigra), dá uma lida nesse post que eu escrevi sobre a minha visita à livraria.
A primeira vez que entrei na Livraria Cultura da Avenida Paulista fiquei impressionada com o tamanho e com a decoração central, com aquilo que achei ser um dinossauro gigante pendendo do teto (meu filho adorou!), muitos puffs para sentar e ler, inúmeras estantes com os mais variados gêneros disponíveis. Pode ser que quem more em São Paulo já tenha se acostumado, mas sempre que visito a cidade e volto a essa livraria me sinto encantada com o lugar. É praticamente um shopping para quem ama livros, com 3 andares de produtos e um teatro no último andar. Gostei principalmente de ver as pessoas sentadas em puffs lendo. A gente se sente em casa.
Eu tenho uma vontade especial de conhecer a Shakespeare & Company por ser uma livraria clássica, onde vários escritores famosos passaram, onde as paredes já presenciaram muita história. Fica em Paris e era na verdade duas livrarias, sendo que a primeira foi aberta em 1919. Gente como Hemingway e James Joyce comprava livros lá, sem contar que o lugar já é um ponto turístico da cidade porque costuma aparecer em vários filmes também. É praticamente impossível deixar essa visita de lado.
Jamais visitei Portugal mas, quando for, não será só Lisboa que vou querer conhecer. A Lello, que deve ser uma das livrarias mais famosas do mundo, fica na cidade do Porto e funciona num prédio de estilo neogótico que data do começo do século 20. Além de ser linda por fora e por dentro ela também é conhecida como a “livraria do Harry Potter”, porque a escritora JK Rowling morou por um tempo em Porto e se inspirou nas escadarias da livraria para criar cenários de Hogwarts. Imagina se não devem ter centenas de fãs querendo tirar fotos na tal escadaria diariamente?
Acho que essa é uma das livrarias mais famosas do mundo para quem gosta de livros de suspense. Não é gigantesca como El Ateneo ou Lello – inclusive é uma livraria independente – , mas é temática. A Mysterious Bookshop é completamente especializada em ficção policial, de espionagem, de crime e todos os seus derivados possíveis, além de ter a maior coleção de títulos de Sherlock Holmes no mundo (eu imagino que estejam dispostos só para a gente olhar e ficar babando). Seu dono é Otto Penzler, nome conhecido no mercado editorial e grande incentivador da literatura de gênero.
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…
View Comments
Republicou isso em Memórias ao Vento.
Já fui à Lello e posso dizer que é muito bonita, apesar de pequena. O pior são os turistas: empurram, acotovelam, são mal educados e acabamos por não apreciar o espaço devidamente.