Publicado pela editora Dorling Kindersley em 2015, o livro apresenta uma diagramação impecável e vem recheado com fotos raras, gráficos e ilustrações de Sidney Paget, criador de alguns traços icônicos do detetive (como o chapéu de caçador, que ele próprio gostava de usar). Na introdução, a biografia de Conan Doyle e dos protagonistas mostra onde tudo começou. Logo após, vêm os capítulos dedicados aos clássicos em ordem cronológica, partindo De Um Estudo em Vermelho, primeiro conto com Sherlock publicado em 1887, até O velho solar de Schoscombe, de março de 1927.
O livro foi organizado por vários colaboradores, escritores, críticos de cinema e jornalistas, ampliando a variedade de referências e aprofundando a discussão sobre a origem das ideias usadas por Doyle. O diferencial é o fato de as histórias serem analisadas individualmente através de gráficos e fluxogramas, com uma reconstrução das investigações explicando como Holmes chegou à conclusão dos casos através de um raciocínio dedutivo e lógico (por isso, há todos os spoilers possíveis).
Há também singularidades sobre as tramas, que ajudam a entender de onde partiu a provável inspiração para algumas histórias. É o caso da origem da lenda do cachorro demoníaco em O Cão dos Baskervilles, ou ainda de onde surgiu a ideia de usar as Cataratas de Reichenbach no trágico O Problema Final.
Uma das notas mais fabulosas aparece, no entanto, logo no início. Seria possível que Sherlock não tivesse se tornado um sucesso editorial se não fosse pela mãozinha do editor da revista Lippincott’s Monthly Magazine? Segundo consta no almanaque sim já que, em agosto de 1889, Conan Doyle recebeu um convite para jantar do editor da revista, John Marshall Stoddart. Ele tinha gostado de Um Estudo em Vermelho, e percebeu que as histórias policiais poderiam atrair mais leitores naquele momento. Por isso, propôs a Conan Doyle que escrevesse mais uma história para ser publicada na revista junto a de outro escritor, que também participava do jantar naquela mesma noite. O nome? Oscar Wilde. Doyle aceitou a proposta e escreveu O Signo dos Quatro, romance policial publicado em fevereiro de 1890 na revista. Wilde também aceitou e escreveu O Retrato de Dorian Gray, uma de suas obras-primas.
Há várias histórias como essa no livro, o que torna a leitura prazerosa e divertida. Com 352 páginas em capa dura, The Sherlock Holmes Book: Big Ideas Simply Explained merece lugar de destaque em qualquer estante.
COMPRE AQUI – The Sherlock Holmes Book
Título: The Sherlock Holmes Book (inglês)
Autor: Vários autores
Editora: DK
Páginas: 352
SINOPSE – The Sherlock Holmes Book, the latest in DK’s award-winning Big Ideas Simply Explained series, tackles the most “elementary” of subjects — the world of Sherlock Holmes, as told by Sir Arthur Conan Doyle. The Sherlock Holmes Book is packed with witty illustrations, clear graphics, and memorable quotes that make it the perfect Sherlock Holmes guide, covering every case of the world’s greatest detective, from A Study in Scarlet to The Adventure of Shoscombe Old Place, placing the stories in a wider context. Stories include at-a-glance flowcharts that show how Holmes reaches his conclusions through deductive reasoning, and character guides provide handy reference for readers and an invaluable resource for fans of the Sherlock Holmes films and TV series. The Sherlock Holmes Book holds a magnifying glass to the world of Sir Arthur Conan Doyle’s legendary detective.
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…
View Comments
Lindo!
Será que está prevista alguma edição em português?
Parabéns pelo site!
Obrigada Mateus! Que eu saiba não tem previsão pra tradução ainda, infelizmente :(