Por Ana Paula Laux – Livro de estreia da inglesa Amy Lloyd, Rio Vermelho trata da relação de Samantha, uma professora solitária, com problemas de autoestima e que leva uma vida sem perspectivas na Inglaterra, com Dennis Danson, um americano preso há 20 anos e sentenciado à morte pelo assassinato de uma menina na Flórida. Além desse crime, ele também é suspeito de ter matado outras garotas em sua cidade.
O caso de Danson apoia-se em provas muito frágeis e vira exemplo de condenação injusta nos Estados Unidos. Muitos acreditam que ele seja inocente pois não há evidências diretas que o liguem ao assassinato, apenas provas circunstanciais e uma notória implicância da polícia local contra ele. Assim começa uma campanha mundial para que Dennis seja solto, tendo ativistas contra a pena de morte, seguidores do caso na internet e celebridades entre os apoiadores.
Samantha participa de um grupo de apoio a Danson na internet e acaba se apaixonando por ele. Para ela, Dennis é mais uma vítima do sistema que precisa de proteção e de apoio, alguém que, como ela, é incompreendido pelo mundo. Então os dois se aproximam primeiro através de cartas e depois pessoalmente, quando ela larga tudo na Inglaterra para visitá-lo na prisão. Eles acabam virando um casal pouco antes de Dennis ter sua pena anulada e ser liberado da cadeia. É aí que a história começa a ficar intrigante, porque a autora foca na relação dos dois e na dúvida quanto à inocência de Danson.
Existe uma sensação permanente de incerteza com relação à índole dele. Seu comportamento é excêntrico e oscila entre o moderado e o agressivo, ele tem hábitos alimentares peculiares e uma instabilidade emocional vista como uma forma natural de encarar os vinte anos preso injustamente. Outra coisa é que ele é um homem bonito, e usa essa beleza física claramente para manipular as pessoas ao seu redor.
x
x
Há momentos em que até sente-se pena dela, pela falta de valor que ela se dá e pela falta de confiança em si mesma, mas Samantha não é necessariamente uma protagonista fácil de simpatizar.
O problema do livro fica mesmo no final. Não é um final muito crível e fácil de digerir. Há dois aspectos que poderiam ter sido melhor trabalhados, que são a justificativa para o Dennis ser solto da prisão. Isso é algo que acontece no início da história e que está na sinopse, mas entra em conflito com as explicações apresentadas no último capítulo. E também o último capítulo em si, que eu acho que ficou sem sentido e meio apressado.
De qualquer forma, é uma história viciante que trabalha principalmente o psicológico dos personagens e a tensão entre eles. Você fica agoniado com essa obsessão da Samantha e você absolutamente quer saber se Dennis é culpado ou inocente. Mesmo que haja indicativos para essa resposta durante a leitura, não se tem certeza de nada até o final.
Uma curiosidade é que a autora foi a vencedora de um concurso do Daily Mail em 2016, que era uma competição que tinha como prêmio a publicação do melhor romance enviado ao jornal inglês. Livro indicado para quem gosta de thrillers psicológicos!
Autora: Amy Lloyd
Tradução: Carlos Szlak
Páginas: 276
Editora: Faro Editorial
Este livro no Skoob
SINOPSE – Há vinte anos, Dennis Danson foi preso pelo assassinato brutal de uma jovem no condado de Red River, na Flórida. Agora ele é o assunto de um documentário sobre crimes reais que está lançando um frenesi online para descobrir a verdade e libertar um homem que foi condenado erroneamente. A mil milhas de distância na Inglaterra, Samantha está obcecado com o caso de Dennis. Ela troca cartas com ele e é rapidamente conquistada por seu aparente charme e bondade para ela. Logo ela deixou sua velha vida para se casar com ele e fazer campanha para sua libertação. Mas quando a campanha é bem sucedida e Dennis é libertado, Sam começa a descobrir novos detalhes que sugerem que ele pode não ser tão inocente.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…
View Comments
Oi, tudo bem ? gostei do site ! sempre que puder voltarei
aqui para acompanhar suas publicações. muito bom !
abraços de toda a equipe do http://www.fatosefatos.com
Sempre que posso passo aqui nas suas publicações,
conteúdo muito bom e direto. Parabéns !! abraços de toda
a equipe do http://www.fatosefatos.com