Imagine ser amaldiçoado por um cigano e começar a perder peso sem parar? Para um homem obeso como o advogado Bill Halleck não houve problema nenhum no começo, mas quando ele começa a se tornar um esqueleto ambulante, só lhe resta correr contra o tempo para reverter a maldição que pode levá-lo à morte.
A Maldição é um suspense para fãs do estilo clássico de Stephen King. Aqui ele aponta o que o ser humano tem de pior, e até que ponto pode se chegar para alcançar objetivos na vida, nos fazendo refletir sobre os limites éticos de cada um. King também levanta a questão sobre a justiça dos homens e o fato de ela nem sempre ser realmente justa.
Bill Haleck é amaldiçoado por ter atropelado e matado uma cigana enquanto dirigia à noite em uma das ruas da sua cidade. Ao ser julgado conta com a ajuda do juiz do caso, seu amigo pessoal, para ser absolvido pela justiça. Mas uma vingança mais poderosa do que a cadeia o espera após cruzar o caminho de Taduz Lemke, o velho cigano de 109 anos que é o patriarca de um grupo de ciganos que se movimenta pela costa leste dos Estados Unidos.
A história fica um pouco cansativa no seu 3/4, quando até a máfia entra na jogada para dar uma apimentada na caçado ao cigano, mas o final é tão arrebatador que a gente acaba, como sempre, descontando a prolixidade do autor.
“Não existe ‘estar quites’, homem branco da cidade. Todo mundo paga, mesmo por coisas que não fez.”
Inicialmente publicado em 1984 com o título de A Maldição do Cigano (Thinner em inglês), o livro saiu no Brasil nesta segunda edição pela Editora Suma. Uma curiosidade é que ele foi lançado na década de 1980 sob o pseudônimo de Richard Bachman, que King usou em oito publicações em sua carreira. Outra curiosidade é que a história já foi adaptada para o cinema em 1996.
Para quem está procurando um suspense para devorar, A Maldição é a escolha certa. Tão deliciosa quanto uma bela torta de morangos.
Confira a resenha em vídeo
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=TUNXkryHlwQ[/embedyt]
Título: A Maldição
Autor: Stephen King
Páginas: 216
Editora: Suma
Este livro no Skoob
SINOPSE – Com uma rotina tranqüila, o advogado Bill Halleck não tinha muitos problemas na vida. A não ser o peso. Mas por nada no mundo dispensaria os dois ovos com bacon do café da manhã ou os pacotes de Doritos diariamente devorados. Mas tudo iria mudar drasticamente naquele maldito dia. A velha cigana se pôs em seu caminho e Bill não conseguiu parar o carro. Ao mesmo tempo em que as rodas esmagavam a velha, a vida de Halleck começava a ser destruída. Considerado inocente pela justiça humana, não pôde fugir à maldição soprada por Taduz Lemke, o patriarca dos ciganos, na saída do tribunal. “Emagrecido”, praguejou o velho. A partir desta dia, os 111 quilos de Bill passam a ser sugados vertiginosamente. Caso não consiga deter a maldição cigana, em pouco tempo, Bill não será mais do que um feixe de ossos.
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]
Adorei sua resenha e adorei o vídeo! King é bem assim mesmo, uma delícia de ser lido, e o mais aterrorizante dos seus livros, muitas vezes, é a relação humana entre os personagens. Acho um autor muito válido! Vou ler este, ainda não conhecia, fiquei curiosa.
Adriana, você vai adorar! Acho que foi um dos que eu mais gostei. Beijos!