Um detetive de batina! Esse foi o personagem que G.K. Chesterton imaginou para estrelar sua obra policial. Criado em 1911, Padre Brown é um religioso católico do condado de Essex, na Inglaterra. Engana-se quem pensa que ele é um homem ingênuo e comum por ser padre. Na verdade, Brown é perspicaz e está sempre atento à realidade.
Conheça 5 curiosidades sobre o Padre Brown, cuja série é transmitida pela TV Cultura.
1. Adora carregar um guarda-chuva
No conto de estreia, “A Cruz Azul”, o leitor percebe que o padre é baixinho, tem o rosto arredondado, olhos cinza-claros e cabelos marrons arrepiados. Sua figura cômica está geralmente associada a um velho guarda-chuva que carrega a tiracolo, como um Chaplin a passeio. Para resolver enigmas, não acredita em métodos científicos nem em explicações sobrenaturais. Prefere solucioná-los de forma intuitiva e cerebral, pensando sobre o problema até encontrar uma resposta. Suas histórias costumam ser descritivas e, principalmente, impregnadas de uma essência filosófica.
2. Foi inspirado em um padre de verdade
Padre Brown foi inspirado em um padre de verdade, o irlandês John O’Connor, amigo de GK Chesterton. Em 24 anos, Chesterton escreveu 52 histórias com este curioso e simpático detetive.
3. Já apareceu no cinema
Na telona, Walter Connolly foi Padre Brown em 1934, no filme “Father Brown, Detective” (EUA). Em 1954, Alec Guinness viveu o personagem em “Father Brown” (Inglaterra). Em 1960, saíram duas adaptações de contos no cinema alemão, em “Das schwarze Schaf”, com Heinz Rühmann no papel principal.
4. Tinha fãs famosos
Como se tratava de um detetive de batina, Brown também circulava pelo Vaticano. Ao menos dois papas eram seus fãs: Pio XI e João Paulo I. Já Jorge Luis Borges, Bernard Shaw, Alceu Amoroso Lima e Mahatma Gandhi eram admiradores da obra de Chesterton.
5. Já andou pelo Brasil
No conto “O Sinal da Espada Partida”, Padre Brown narra uma batalha no Brasil.
* Fonte: Os maiores detetives do mundo, Chris Lauxx
(Visited 657 times, 2 visits today)
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]