A literatura policial moderna começa com Edgar Allan Poe e “Os Crimes da Rua Morgue”, história publicada em 1841 nos Estados Unidos. Foi Poe quem criou Auguste Dupin, o primeiro detetive da ficção que usava métodos dedutivos e analíticos para resolver enigmas.
Suas histórias ajudaram a desenhar esse tipo de personagem, e influenciaram os escritores que vieram depois. Na virada do século 19 para o 20, os detetives literários surgiram principalmente pelas mãos de americanos, ingleses e franceses.
Depois de Dupin, nomes como Le Coq, Lupin, Rouletabille e Padre Brown são considerados os próximos heróis modernos na arte de desvendar crimes. Num intervalo curto de tempo, eles conquistaram fãs e realçaram um gênero cada vez mais notado pelos leitores.
Não é à toa que alguns se mantêm atuais e interessantes, décadas depois de surgirem, porém Auguste Dupin foi mesmo o vovô dos detetives. Suas histórias foram pioneiras ao trazer três elementos: uso da lógica, narração da trama por um segundo personagem e explicação do raciocínio.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
O Esquenta Book Friday 2025 começou nesta quinta, 8, com descontos de até 40%…
Cher. É impossível não se impressionar com a trajetória dessa artista que atravessou gerações.…
A BBC, em parceria com o site oficial de Agatha Christie, divulgou recentemente um…
DIVULGAÇÃO - Em Ventre em Chamas, coletânea de contos lançada por Thais Messora, o…
Imagina uma cidade onde cada esquina guarda uma história não contada. Onde lendas ecoam pelos…
Imagina dois dias com descontos exclusivos só no aplicativo da Amazon. Agora, pensa nesses descontos…