A literatura policial moderna começa com Edgar Allan Poe e “Os Crimes da Rua Morgue”, história publicada em 1841 nos Estados Unidos. Foi Poe quem criou Auguste Dupin, o primeiro detetive da ficção que usava métodos dedutivos e analíticos para resolver enigmas.
Suas histórias ajudaram a desenhar esse tipo de personagem, e influenciaram os escritores que vieram depois. Na virada do século 19 para o 20, os detetives literários surgiram principalmente pelas mãos de americanos, ingleses e franceses.
Depois de Dupin, nomes como Le Coq, Lupin, Rouletabille e Padre Brown são considerados os próximos heróis modernos na arte de desvendar crimes. Num intervalo curto de tempo, eles conquistaram fãs e realçaram um gênero cada vez mais notado pelos leitores.
Não é à toa que alguns se mantêm atuais e interessantes, décadas depois de surgirem, porém Auguste Dupin foi mesmo o vovô dos detetives. Suas histórias foram pioneiras ao trazer três elementos: uso da lógica, narração da trama por um segundo personagem e explicação do raciocínio.
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…