Uma cidade pequena, uma criança assassinada, uma morte violenta. Em Outsider, Stephen King volta a falar sobre maldade e loucura, dois temas que domina como ninguém.
Na pequena cidade de Flint City, o corpo de um menino é encontrado na mata, assassinado de forma degradante. A polícia liga as impressões digitais ao treinador da liga infantil da cidade, deixando todos em choque. O suspeito é preso, porém no decorrer da investigação surgem muitas dúvidas sobre a sua culpa. Se não foi ele que matou, quem poderia ter sido?
Se você procura por um romance policial tradicional, com culpado revelado lá no final e seguindo a velha liturgia dos policiais, vai se decepcionar. Mesmo na trilogia com o detetive Bill Hodges, a vibe sobrenatural que marca o trabalho de King está presente e define a história. Em Outsider, não é diferente.
O livro bebe na fonte de outras histórias famosas do autor, como It A Coisa e O Iluminado. Ele se conecta com o primeiro quando aborda a maldade humana, os sentimentos ruins e os tribunais das cidadezinhas onde todos se conhecem e julgam sem cerimônia. Ele se conecta com o segundo pela loucura dos personagens, com cenas que lembram os ataques de insanidade de Jack Torrance.
Já nos primeiros capítulos, as reviravoltas e surpresas pegam o leitor desprevenido. Logo percebe-se que ninguém está a salvo! Ao mesmo tempo, King alimenta a sensação de que algo importante e sombrio está prestes a ser revelado. O que é inverossímil ou impossível numa história comum vira um enredo plausível quando narrado por Stephen King.
Uma coisa divertida são as homenagens que ele faz para Poe, Agatha Christie, Conan Doyle e principalmente Harlan Coben. Há até algumas menções a Trump, desafeto declarado do autor. Outra curiosidade é que o livro nem foi lançado e já teve a adaptação para a TV confirmada. A história vai virar série pela HBO com 10 episódios e roteiro de Richard Price (Os Impunes, Companhia das Letras).
Ah! Um último aviso: em Outsider, há vários spoilers da trilogia policial com o detetive Bill Hodges (Mr. Mercedes, Achados e Perdidos e Último Turno são os livros desta série). Se você quiser ler a trilogia mas não estiver afim de ser contemplado com spoilers, deixe a leitura de Outsider para depois.
Autor: Stephen King
Tradução: Regiane Winasrki
Editora: Suma
Páginas: 528
Livro
E-book
SINOPSE – O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade ― Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas. O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido. Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? A aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…