Sempre que começo um livro de Harlan Coben, sei que vai ser uma leitura saborosa e que vou avançar nas páginas até chegar ao final. Seu livro mais recente não foge à regra.
“Até o Fim” tem como protagonista o detetive Nap Dumas, um policial melancólico de Nova Jersey que tenta superar dois grandes traumas, a morte do irmão gêmeo e o desaparecimento da ex-namorada, o grande amor da sua vida.
Seu irmão morre de forma trágica quando é atingido violentamente por um trem. O corpo é encontrado nos trilhos da ferrovia da cidade, mas as circunstâncias da morte nunca convenceram Nap. Na mesma noite, sua namorada some da cidade deixando escola, família e amigos para trás.
Quinze anos se passam, e o então detetive Nap recebe a informação de que as impressões digitais de sua ex-namorada foram identificadas na cena de um crime. Isso o leva a investigar novamente o passado.
Como já é do seu estilo, Harlan libera informações a conta-gotas, uma das fórmulas para que o livro se torne viciante. Os capítulos quase sempre terminam com uma descoberta intrigante, uma frase dúbia, uma ponte para outra descoberta.
A trama em si é permeada pela ação e pela reflexão de Nap, que é um policial que tem seu próprio código de ética, digamos assim. Ele não se prende a convenções para conseguir o que quer, e isso muitas vezes o mete em situações difíceis. Não é um tipo feito para agradar (e pode mesmo não agradar muita gente), mas tem personalidade. Seu problema é não conseguir deixar os fantasmas para trás, talvez por sentir que as peças desse quebra-cabeça não se encaixam como deviam.
O livro seria nota 10 se não fosse por uma situação meio apressada encaixada lá no final, mas isso não compromete tanto o resultado. Há ainda algumas surpresas encantadoras, mas só vou revelar uma que é uma citação à Stephen King. Quem leu Outsider, suspense sobrenatural de King, sabe que Harlan é bastante citado na história. Os dois são amigos e deixam isso claro também na própria literatura, o que eu acho pra lá de bonito.
Para os fãs de Harlan, esse é mais um livro que vai agradar pois tem aquela dose precisa de ação e mistério. Para quem não conhece ainda os livros dele, pode começar por esse aqui que não vai se arrepender.
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Compre o livro
Compre o e-book
SINOPSE – O detetive Nap Dumas nunca mais foi o mesmo após o último ano do colégio, quando seu irmão Leo e a namorada, Diana, foram encontrados mortos nos trilhos da ferrovia. Além disso, Maura, o amor da vida de Nap, terminou com ele e desapareceu sem justificativa. Por quinze anos, o detetive procurou pela ex-namorada e buscou a verdadeira razão por trás da morte do irmão. Agora, parece que finalmente há uma pista. As digitais de Maura surgem no carro de um suposto assassino e Nap embarca em uma jornada por explicações, que apenas levam a mais perguntas: sobre a mulher que amava, os amigos de infância que pensava conhecer, a base militar próxima a sua antiga casa. Em meio às investigações, Nap percebe que as mortes de Leo e Diana são ainda mais sombrias e sinistras do que ele ousava imaginar.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…