Via Scandinavian Library Quarterly – A pequena Dinamarca, país nórdico com uma população de cerca de 6 milhões de habitantes, tem 450 bibliotecas espalhadas pelo seu território. Destas, 180 são conhecidas como bibliotecas de auto-atendimento, ou “open libraries”.
Estes locais nunca fecham, possibilitando que livros sejam emprestados em qualquer hora do dia ou noite. A iniciativa começou em 2004 principalmente em áreas rurais, como na biblioteca pública de Silkeborg, na Jutlândia.
O propósito era viabilizar aos habitantes o acesso aos livros, já que municípios menores não teriam como bancar despesas com bibliotecas. O projeto deu certo e, 15 anos depois, o número de bibliotecas de auto-atendimento só aumentou.
Apesar da praticidade, profissionais da área alertam para a importância do serviço dos bibliotecários, incentivando o debate sobre o fato das bibliotecas operarem sem a participação de funcionários qualificados.
A pergunta que fica é: em lugares menores, onde os custos para a manutenção de uma biblioteca são inviáveis, qual a melhor solução: implantar uma biblioteca de auto-atendimento ou não ter biblioteca alguma?
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
O Esquenta Book Friday 2025 começou nesta quinta, 8, com descontos de até 40%…
Cher. É impossível não se impressionar com a trajetória dessa artista que atravessou gerações.…
A BBC, em parceria com o site oficial de Agatha Christie, divulgou recentemente um…
DIVULGAÇÃO - Em Ventre em Chamas, coletânea de contos lançada por Thais Messora, o…
Imagina uma cidade onde cada esquina guarda uma história não contada. Onde lendas ecoam pelos…
Imagina dois dias com descontos exclusivos só no aplicativo da Amazon. Agora, pensa nesses descontos…