Uma vila espanhola localizada na província de Valladolid, na comunidade de Castilla y León, com pouco mais de duzentos habitantes e dez livrarias. Esta é Urueña, cidade conhecida como Vila dos Livros.
Cercada por castelos do século XI, mansões de pedra, igrejas renascentistas e muros medievais, Urueña atrai turistas culturais e que gostam de conhecer lugares antigos. A cidade que, desde 1975 foi declarada Patrimônio Histórico Artístico, une todos os cenários.
Urueña foi oficializada como Vila dos Livros em 2007, numa proposta do Conselho Provincial para incentivar o turismo na região (assim como acontece em Hay-on-way, no País de Gales). Só em 2017, 21 mil pessoas visitaram a cidade.
As livrarias se espalham pelas poucas ruas da vila, que também conta com cinco museus. Além das lojas, há programas culturais que incentivam a leitura como oficinas, salas de exposições e cursos de caligrafia. Um lugar imperdível para quem ama roteiros literários.
Veja fotos da cidade
(Fontes: Wikipedia, Provincia de Valladolid)
(Imagem de capa: Site oficial Urueña)
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]