Por Ana Paula Laux – Na cultura popular, não é raro que tragédias da vida real virem histórias com elementos sobrenaturais. Muitas são perpetuadas por livros e filmes, como no caso de Horror em Amityville, Psicose, O Exorcista, Invocação do Mal. O mesmo aconteceu com o incêndio no Edifício Joelma.
A tragédia do Joelma ocorreu em 1974 em São Paulo, mas é lembrada até hoje pelo impacto que causou na vida dos que acompanharam ou leram sobre os episódios daquele dia. Em 1º de fevereiro, o prédio de 25 andares onde funcionava o Banco Crefisul de Investimentos pegou fogo com uma velocidade aterrorizante, levando pessoas a se jogarem dos altos andares para a morte em desespero, na tentativa de fugir das labaredas e fumaça tóxica que invadia escritórios. Equipes de televisão registravam as quedas ao vivo, em cenas que permanecem até hoje chocantes. Foram quase 200 mortos e outros 300 feridos.
Vozes do Joelma resgata a história daquele drama, além de abordar o misticismo que foi criado sobre a região onde o prédio, hoje conhecido como Edifício Praça da Bandeira, foi erguido. O livro traz contos de quatro autores familiares à literatura de terror e policial – Marcos DeBrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira e Victor Bonini -, com apresentação de Tiago Toy.
Os Mortos Não Perdoam, de Marcos DeBrito, é uma volta ao tempo, em particular a um crime que realmente aconteceu em 1948, próximo de onde o Joelma seria construído 24 anos depois. O caso, que ficou conhecido como Crime do Poço, é recontado de forma tão perturbadora que parece transportar o leitor para a mente do assassino, um químico que mata a mãe e as irmãs e as enterra em um poço no quintal da própria casa.
Rodrigo de Oliveira revive o dia da tragédia em Nos Deixem Queimar, usando do sobrenatural para descrever a perseguição a uma mulher no fatídico dia. Em Os Treze, Marcus Barcelos toma como base o caso real de treze vítimas encontradas carbonizadas dentro do elevador do Joelma no dia do incêndio. Impossibilitadas de serem identificadas, elas foram enterradas lado a lado no cemitério. E no último conto, Homem na Escada, Victor Bonini imagina uma história de sobrevivência e morte no prédio então ocupado, anos depois do incêndio.
Por que desastres como esse acontecem? Livros como Vozes do Joelma incentivam a busca pela informação dos motivos, e levam a uma reflexão sobre como devem ser prevenidos. No caso do Joelma, o motivo foi um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado por causa da má condição do sistema elétrico do prédio (apesar de apenas dois anos da inauguração).
Na conclusão do processo, o gerente-administrativo da Crefisul, o proprietário e um eletricista da Termoclima, empresa responsável pelo sistema de eletricidade da construção na época, foram condenados. Para que negligências e omissões jamais provoquem tragédias como essa novamente.
Título: Vozes do Joelma
Autores: Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos, Victor Bonini, Tiago Toy
Páginas: 288
Editora: Faro Editorial
Compre o livro
SINOPSE – O trágico incêndio do Edifício Joelma deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem é que, muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe… A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…