A Editora Bandeirola está lançando um financiamento coletivo para fãs de Arthur Conan Doyle e de histórias clássicas de terror. O livro faz parte da Coleção Clássicos Vintage Mistério, e traz 13 contos do escritor escocês que abordam o horror sobrenatural, psicológico e grotesco.
O Doutor Negro foi originalmente publicado em 1898 (Imagem: Editora Bandeirola)
“O Doutor Negro” é o conto que dá título ao livro, e foi publicado originalmente em outubro de 1898 na conhecida The Strand Magazine. A primeira edição foi lançada no Brasil em 1934, porém está esgotada há anos e é uma autêntica raridade.
Esta edição especial tem como foco apresentar as histórias de horror de Doyle, justamente em uma época em que ele havia abandonado seu personagem mais famoso, o detetive Sherlock Holmes, para se dedicar a outros gêneros literários. O que poucos sabem é que Conan Doyle também sabia escrever ótimas histórias de terror, com detalhes sutis que mexiam com a imaginação do leitor.
Doyle também se inspirava em fatos históricos para elaborar as tramas, como aconteceu com o Levante dos Boxers e a misteriosa sociedade secreta Punhos Harmoniosos e Justiceiros, em “O caviar”, ou os crimes da marquesa envenenadora em série (inspirada na Marie-Madeleine de Brinvilliers), em “O funil de couro”.
Outro destaque desta edição é a abertura do livro, ilustrada com fotos de Londres da década de 1890, era vitoriana em que os contos foram escritos. O projeto gráfico é da artista gráfica e editora de arte Thaís de Bruÿn Ferraz, a revisão foi feita por Maria Ângela Pontual, e a apresentação é de Ana Paula Laux, criadora do site Literatura Policial.
O financiamento coletivo de “O Doutor Negro” oferece várias opções de recompensa, entre elas as criativas sacolas exclusivas da Coleção Clássicos Vintage Mistério. O projeto segue até dia 12 de dezembro no site do Catarse.
Título: O Doutor Negro
Autor: Arthur Conan Doyle
Tradução: Monteiro Lobato
Encadernação: Capa dura
Páginas: 256
Dimensões: 13 x 18 cm
ISBN: 978-85-53028-05-4
SINOPSE – Por cerca de dez anos Arthur Conan Doyle abandonou seu famoso personagem para dedicar-se aos contos de horror sobrenatural, psicológico e grotesco. Sorte nossa que agora podemos tê-los à mão. Nesta edição, apresentamos 13 contos imaginativos de terror de Conan Doyle, com tradução de Monteiro Lobato. Clássicos como “O funil de couro” e “O caviar” fazem parte da seleção do livro, que tem capa dura e 256 páginas. Um tesouro para qualquer fã de literatura clássica!
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…