Introdução à Semiologia Investigativa mistura Filosofia e Criminologia
PUBLI – A editora Viseu é conhecida por apostar em novos autores nacionais. Em janeiro deste ano, uma publicação de temática no mínimo peculiar foi lançada: Introdução à Semiologia Investigativa, primeiro livro do estudante de Filosofia Luan Amaral Sityá Appel, de 25 anos. O autor correlaciona as técnicas estudadas pela Filosofia com a área da investigação criminal, baseando-se nas pesquisas do filósofo Charles Sanders Peirce, o pai da semiótica moderna.
Luan explica as semelhanças entre as técnicas de raciocínio de Peirce e os métodos dedutivos do detetive mais famoso da literatura policial, Sherlock Holmes, abrangendo silogismos lógicos, sinais indiciais e ciências forenses. Além disso, o autor relata algumas de suas próprias investigações particulares. Isso mesmo: Luan investigou por conta própria casos relacionados à assaltos, pedofilia e assédio, conquistando, posteriormente, alvará municipal para praticar investigações privadas de modo profissional. As questões legislativas sobre a profissão de detetive particular no Brasil também são apresentadas, e até mesmo, criticadas pelo autor.
Após adquirir os conhecimentos didáticos do livro, o leitor é desafiado à solucionar O Mistério de Agnus Dei, um conto o qual um detetive é incubido de investigar a violenta morte de um padre católico em um hotel no País de Gales. Com personagens e um clima propositalmente clichês, o conto segue o estilo de Conan Doyle e Agatha Christie, mas nem por isso deixa de ter um toque autoral, ainda mais em seu desdobramento envolvendo religião e Psicologia.
Ficou curioso? A obra está disponível para compra em formato físico ou digital nas lojas virtuais Submarino, Americanas, Saraiva, Cultura, Shoptime, Google Play, Itunes e Amazon. Mais informações no site da editora e no site pessoal do autor.
Título: Introdução à Semiologia Investigativa
Autor: Luan Amaral Sityá Appel
Páginas: 136
Editora: Viseu
ISBN: 9788554547875
Edição: número 1 – ano 2018
Compre o livro/e-book
SINOPSE – Neste livro, o autor apresenta as contribuições do filósofo Charles Sanders Peirce para a semiótica; a relação entre os silogismos dedutivo, indutivo, abdutivo e os signos indiciários; a importância do personagem Sherlock Holmes para a Criminologia e como podemos utilizar de métodos semióticos e abdutivos em nosso dia a dia.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…