Introdução à Semiologia Investigativa mistura Filosofia e Criminologia
PUBLI – A editora Viseu é conhecida por apostar em novos autores nacionais. Em janeiro deste ano, uma publicação de temática no mínimo peculiar foi lançada: Introdução à Semiologia Investigativa, primeiro livro do estudante de Filosofia Luan Amaral Sityá Appel, de 25 anos. O autor correlaciona as técnicas estudadas pela Filosofia com a área da investigação criminal, baseando-se nas pesquisas do filósofo Charles Sanders Peirce, o pai da semiótica moderna.
Luan explica as semelhanças entre as técnicas de raciocínio de Peirce e os métodos dedutivos do detetive mais famoso da literatura policial, Sherlock Holmes, abrangendo silogismos lógicos, sinais indiciais e ciências forenses. Além disso, o autor relata algumas de suas próprias investigações particulares. Isso mesmo: Luan investigou por conta própria casos relacionados à assaltos, pedofilia e assédio, conquistando, posteriormente, alvará municipal para praticar investigações privadas de modo profissional. As questões legislativas sobre a profissão de detetive particular no Brasil também são apresentadas, e até mesmo, criticadas pelo autor.
Após adquirir os conhecimentos didáticos do livro, o leitor é desafiado à solucionar O Mistério de Agnus Dei, um conto o qual um detetive é incubido de investigar a violenta morte de um padre católico em um hotel no País de Gales. Com personagens e um clima propositalmente clichês, o conto segue o estilo de Conan Doyle e Agatha Christie, mas nem por isso deixa de ter um toque autoral, ainda mais em seu desdobramento envolvendo religião e Psicologia.
Ficou curioso? A obra está disponível para compra em formato físico ou digital nas lojas virtuais Submarino, Americanas, Saraiva, Cultura, Shoptime, Google Play, Itunes e Amazon. Mais informações no site da editora e no site pessoal do autor.
Título: Introdução à Semiologia Investigativa
Autor: Luan Amaral Sityá Appel
Páginas: 136
Editora: Viseu
ISBN: 9788554547875
Edição: número 1 – ano 2018
Compre o livro/e-book
SINOPSE – Neste livro, o autor apresenta as contribuições do filósofo Charles Sanders Peirce para a semiótica; a relação entre os silogismos dedutivo, indutivo, abdutivo e os signos indiciários; a importância do personagem Sherlock Holmes para a Criminologia e como podemos utilizar de métodos semióticos e abdutivos em nosso dia a dia.
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…