Confira as dicas de lançamentos e novas edições selecionadas pelo Literatura Policial para outubro.
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SINOPSE – Nenhum artista expressa melhor as inquietações macabras de nossa mente do que Clive Barker. Ao longo de seus 70 anos, ele versou sobre vida e morte com as mais diversas vozes: de diretor de cinema, produtor executivo, roteirista, escritor, pintor, desenhista… sua versatilidade é imensa, e sua produção é ainda maior. O criador de Hellraiser, Candyman eEvangelho de Sangue entrega um terror visceral e muito vivo em cada obra. A Macabra Filmes, em parceria com a DarkSide® Books, traz aos leitores mais um capítulo repleto de sangue, erotismo e transgressões. Desejada há anos pelos leitores caveirosos, a cultuada antologia Livros de Sangue chega ao seu quarto volume celebrando não apenas os 10 anos da DarkSide® Books, mas também os 70 anos do grande mestre do horror. Violentos, sublimes e ousados, os contos que compõem esta coleção ― “A Política do Corpo”, “A Condição Inumana”, “Revelações”, “Abaixo, Satã” e “A Era do Desejo” ― nos fazem questionar o que nos define enquanto seres humanos. Neles, somos confrontados com nossos instintos e desejos mais primitivos e com a fragilidade da civilização e da moral quando estes instintos assumem o controle. Uma jornada de rendição e puro desejo. Com tradução cuidadosa de Paulo Raviere e introdução da pesquisadora Gabriela Larocca ― conhecida pelos darksiders pelo seu trabalho em Fala Comigo, Lon Chaney (DarkSide® Books, 2022) ―, a coleção se amplia com a qualidade já conhecida pelos fãs da DarkSide® Books, Macabra Filmes e, claro, do mestre Clive Barker. Capa dura, vermelho sangue e carne fresca.
SINOPSE – Abril de 1999. A pacífica cidade de Mount Pleasant, em New Hampshire, é devastada por um assassinato: o corpo de Alaska Sanders, uma jovem de 22 anos, é encontrado á beira de um lago, ao lado do cadáver de um urso-negro. O que á primeira vista parecia um grotesco ataque animal se revela um homicídio, e, a despeito da comoção generalizada, a questão é solucionada em poucos dias. Onze anos depois, o sargento Perry Gahalowood, um dos encarregados da investigação na época, está vivendo um dos piores momentos de sua vida quando recebe uma perturbadora carta anônima. O conteúdo da mensagem faz Gahalowood questionar tudo que pensava saber sobre o caso ocorrido uma década antes. Teria ele seguido uma pista falsa? Teria, então, chegado a uma conclusão equivocada? Quem o faz cogitar a possibilidade é seu amigo Marcus Goldman, alçado ao estrelato após a publicação de A verdade sobre o caso Harry Quebert. Diante de tantas incertezas e agitação, os dois resolvem investigar o que de fato estaria por trás da morte de Alaska Sanders e logo fica evidente que o cenário que se descortina é muito mais complexo do que parecera anos antes. Somente unindo forças Gahalowood e Goldman terão alguma chance de descobrir a verdade. Após o sucesso dos últimos livros, especialmente de A verdade sobre o caso Harry Quebert, Joël Dicker retorna ao universo metaficcional de seus principais personagens, demonstrando novamente sua maestria para criar uma trama instigante e repleta de reviravoltas. O caso Alaska Sanders é Dicker em sua melhor forma.
SINOPSE – Aos 21 anos, Mallory Quinn precisa trabalhar. Recém-saída da reabilitação, a jovem consegue um emprego na casa de Ted e Caroline Maxwell, que, aos olhos da vizinhança, levam uma vida perfeita. Sua principal função é tomar conta de Teddy, o filho de cinco anos dos dois. Mallory imediatamente se apaixona pelo trabalho: mora em um lugar só seu, sai para dar suas corridas noturnas e alcança a tão desejada estabilidade. Além disso, constrói laços sinceros com Teddy, um menino doce e tímido que nunca abandona seu caderno e seu lápis. Em seus desenhos, aparecem os elementos de sempre: árvores, coelhos, balões… Mas um dia, algo diferente surge no papel: um homem em uma floresta, arrastando o corpo inerte de uma mulher. A partir daí as ilustrações de Teddy vão se tornando cada vez mais sinistras, e seus bonequinhos de palito logo se transformam em desenhos altamente realistas impossíveis de serem feitos por uma criança de cinco anos. Assustada, Mallory começa a se questionar se os desenhos não seriam vislumbres de um assassinato sem solução ocorrido décadas atrás nas redondezas, talvez relacionados a uma força sobrenatural. Agora, ela precisa correr contra o tempo para decifrar as imagens e salvar Teddy antes que seja tarde demais.
SINOPSE – Em seu leito de morte, lady Agnes Lawton faz um último pedido ao marido, sir Cecil: ele deve descobrir o paradeiro do filho deles, Ralph. Segundo os documentos do governo britânico, o jovem teria morrido na Primeira Guerra, mas Agnes acredita que ele ainda está vivo, convencida por médiuns charlatões. Sir Cecil recorre aos serviços da psicóloga e investigadora Maisie Dobbs, que deve provar de uma vez por todas que Ralph morreu. A missão a leva de volta à França, onde ela precisa confrontar os próprios traumas da época em que serviu como enfermeira. Lá, ela reencontra sua antiga companheira dos tempos do conflito, que perdeu três irmãos para a guerra – e um deles tinha uma intrigante conexão com Ralph Lawton. Por trás da aparente simplicidade do caso, escondem-se segredos de pessoas poderosas, e Maisie percebe que sua vida está em perigo, precisando reavaliar até mesmo a lealdade a seu mentor e a seu país. Mais uma vez descrevendo com perfeição os costumes e a mentalidade da Europa na década de 1930, Jacqueline Winspear faz o leitor experimentar uma atmosfera única, emocionando-se com uma heroína arrebatadora.
SINOPSE – Eternizadas nos contos de fadas e consagradas nas animações da Disney, as princesas desfrutam de um lugar especial no panteão das heroínas da nossa infância. Recordamos com encanto nostálgico de suas aventuras e suas paixões. Mas o caminho das princesas nem sempre foi embalado por melodias harmoniosas, passarinhos falantes e finais felizes. A marca Fábulas Dark, da DarkSide® Books, orgulhosamente apresenta o livro Princesas Dark, uma jornada mágica pelas narrativas das princesas que tanto amamos. Reunindo oito histórias ― Branca de Neve, A Pequena Sereia, Rapunzel, A Bela e a Fera, A Gata Borralheira, A Balada de Mulan, A Bela Adormecida no Bosque e A Rainha do Gelo ―, Princesas Dark é uma verdadeira celebração desses contos que cruzaram territórios e barreiras culturais, de geração a geração. Esta edição apresenta os contos cuidadosamente traduzidos dos idiomas originais: francês, dinamarquês, alemão e chinês. Muito mais do que fábulas sobre donzelas indefesas à espera do príncipe encantado, temos aqui histórias sobre protagonistas valentes e determinadas, que agem seguindo o coração. Os contos de fadas foram se renovando, amadurecendo e adquirindo os contornos que conhecemos hoje, mas sempre mantiveram sua característica mais marcante: as princesas como arquétipos e fenômenos culturais, nos ajudando a compreender mais profundamente a psique humana e o mundo em que vivemos.
SINOPSE – A arte é uma mentira que diz a verdade Paris, um ateliê escondido no fundo de uma alameda sem saída. Madeline – uma jovem policial inglesa – alugou-o para descansar e se isolar do mundo. Ela chega numa tarde chuvosa. Logo após se instalar no tão sonhado refúgio parisiense, tem uma enorme surpresa: há um homem no apartamento. Eles se encontram, perplexos. Ela, recém-saída do banho, seminua enrolada numa toalha. Ele, desconcertado e furioso, chama-se Gaspar, um escritor americano solitário e mal-humorado que decidira recorrer à solidão em Paris para escrever. Um erro da imobiliária faz com que essas duas pessoas completamente diferentes sejam obrigadas a coabitar por alguns dias. O ateliê havia pertencido ao célebre pintor Sean Lorenz e ainda mantém a magia de um verdadeiro templo onde foram criadas obras de arte inesquecíveis e cobiçadas pelo mercado internacional, inclusive três quadros que desapareceram misteriosamente após a morte do pintor, ocorrida um ano após o assassinato de seu filho. Fascinados pelo gênio do pintor, Madeline e Gaspar decidem unir forças para tentar recuperar as telas, reputadas como extraordinárias. Mas para isso eles vão ter que enfrentar seus próprios demônios, numa investigação dramática que vai transformar suas vidas para sempre.
SINOPSE – Escondido em uma mansão gótica no interior de uma floresta, o Centro Dezoito é um hospital psiquiátrico secreto a serviço militar que abriga algumas dezenas de pacientes, a maioria veteranos da Guerra do Vietnã que acabaram sucumbindo à insanidade. Porém, o Pentágono desconfia de que eles estejam mentindo para fugirem do combate, e enviam um psiquiatra da Marinha Americana para avaliar os casos pessoalmente: o coronel Kane. Homem de fé e compaixão, ele espera investigar as obsessões incomuns de cada um dos doentes. Mas, quando o lugar sucumbe ao caos, até Kane terá a sanidade desafiada. Escrito por William Peter Blatty, autor best-seller de O Exorcista ― que lhe rendeu o Oscar de Melhor roteiro pela memorável adaptação para o cinema do clássico ―, A nona configuração é um obscuro, desconcertante e tenso suspense psicológico, que foi a base para o filme de 1980 ganhador do Globo de Ouro e querido pelos fãs de cinema. Ao traçar questionamentos sobre a existência em um suspense brutal com uma reviravolta imperdível, Blatty reafirma a genialidade de suas narrativas intensas.
SINOPSE – As histórias de pessoas que negociaram a própria alma com demônios em troca de benefícios terrenos são muito populares. Elas circulam entre os povos desde antes de seus registros em peças teatrais, contos, romances, canções, imagens. Mas nenhum pacto é tão popular quanto o do dr. Fausto, personagem do folclore medieval germânico que, em troca de conhecimento e poder, legou sua alma a Mefistófeles. Essa lenda serviu de base para a obra máxima de um dos patriarcas da literatura do país, Johann Wolfgang von Goethe, autor da peça Fausto. Em 1936, o alemão Klaus Mann publicou Mefisto, romance centrado em um pacto fáustico diretamente ligado à obra de Goethe. No livro é contada a história de Hendrik Höfgen, ambicioso ator que abdica de seus ideais revolucionários em troca da ascensão social meteórica numa carreira artística cujo ápice, não por acaso, é uma encenação do Fausto de Goethe. Na peça, Höfgen interpreta Mefistófeles, enquanto em sua vida ele age como Fausto. Porém, o demônio de Höfgen não é uma entidade fantástica, e sim um demônio concreto: o Partido Nazista. O romance foi escrito quando Klaus se encontrava exilado na Holanda, durante a ascensão do Terceiro Reich, um pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Seu protagonista, assim como quase todos os personagens do livro, é inspirado em pessoas reais da época, um dos motivos pelo qual o livro foi censurado. Em 1968, o Tribunal Federal de Justiça alemão proibiu o romance ao acatar o pedido do filho adotivo do ator Gustaf Gründgens, que reconhecera seu pai, no protagonista da obra. Em 1971, porém, a censura foi derrubada. A edição especial da DarkSide® Books, organizada por Paulo Raviere, conta com uma tradução criteriosa feita diretamente do alemão por Claudia Abeling e com belíssimas xilogravuras criadas por Ramon Rodrigues especialmente para o livro. No posfácio assinado por Claudia Dornbusch, a pesquisadora afirma: “Percebemos a fina ironia ao mostrar o colaboracionismo de várias esferas da sociedade: chefes da polícia secreta, editores, diplomatas, divas do cinema, professores universitários e banqueiros judeus”.
SINOPSE – Depois de anos de abuso, Audra Kinney reúne coragem para pegar seus dois filhos e deixar o marido. Quando uma amiga a convida para ir a San Diego, ela carrega o carro e segue para oeste. No meio do deserto do Arizona, o xerife de uma cidadezinha encontra uma desculpa para fazê-la parar e prendê-la. A partir daí tudo muda. Logo Audra está em todas as manchetes de jornal, e a história da polícia ― de que ela não estava viajando com criança nenhuma, que deve ser louca ou até homicida ― é aceita. Conforme os dias passam e o circo da imprensa está armado, Audra terá que tomar medidas extremas para encontrar seus filhos e provar que é vítima de uma armação. Cheio de segredos sombrios e reviravoltas de arrepiar, Os ausentes vai manter o leitor grudado nas páginas até a última linha.
SINOPSE – Ana é detestável. No começo, você até pensa que Matheus tinha razão no que dizia: que Ana era tóxica, cheia de ódio e morte no prato. Uma pessoa sem alma que só quer vingança, só quer ferir, cuja felicidade parece morar no sofrimento daquele ex infeliz que teve o azar de cruzar o caminho dela. Essa desequilibrada. Doida. Maravilhosa. Assustadora. Mas aí as coisas vão sendo reveladas e você acaba pensando que o que Ana faz é até pouco. Se não pudermos nos vingar em personagens e na ficção, vamos correr pra onde? Entre equipamentos de vigilância, abuso psicológico, violência física, aborto, drogas prescritas e recreativas, um coração de boi, amizades lindas, uma égua, Toddynho adulterado, ASMR de frango frito e um cheirinho de Medeia no ar, a narrativa é envolvente como um romance policial e absurda como o excelente Meu ano de descanso e relaxamento, de Ottessa Moshfegh, que também envolve drogas e ideias malucas de uma mulher deprimida.
SINOPSE – Quando um pai perde uma filha, nenhuma resposta parece suficiente. O israelense Bruce Bowditch dedicou anos tentando entender a inesperada morte da pequena Naomy. Mas os resultados de suas investigações foram apenas o alcoolismo, o afastamento da polícia e a quase destruição de seu casamento com a doce palestina Iara ― que sofria com a obsessão do marido. Aceitar o falecimento da filha parecia a única saída para o perito criminal. Até Iara desaparecer de repente. Quando um marido perde a esposa, nenhuma catástrofe pode pará-lo. Na Nova Jerusalém de 2030, acidentes não aconteciam. Por isso, Bruce não conseguia acreditar que uma mera falha no hospital Hamfield pudesse ter trazido sua filha sem vida ao mundo. Afinal, a cidade havia sido perfeitamente projetada, construída e gerada pelo 2030, o disruptivo sistema de Inteligência Artificial que nunca cometia erros. Quando o inimigo é perfeito, apenas um ato de insanidade é capaz de vencê-lo. Em um mundo em que tudo e todos são traduzidos pragmaticamente em dados pelos sistemas artificiais, Bruce Bowditch corre contra o tempo na incessante procura por sua família, encarando as faces mais humanas da alma e da mente, da morte e da vida, do recomeço e do fim.
SINOPSE – No mundo perfeito e pacato que Barbara habitava, crianças comuns não mantinham um adulto cativo. Mas ela não contava com a inebriante crueldade que morava nessas crianças ― com os pais ricos de férias em algum lugar bem longe de casa, elas se viram no direito de explorar seus impulsos violentos em um jogo macabro e sádico. O que poderia ter sido uma brincadeira de muito mau gosto que passou dos limites logo se transforma em um jogo torturante de controle e deleite.
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
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