Curiosidades

10 frases clássicas de detetives

Compartilhe

 

Qual a frase mais famosa dita por um detetive? Na linha do tempo dos detetives da ficção, há uma variedade de personagens que ganharam popularidade justamente pelo bordões.

Por isso, selecionamos dez frases marcantes de detetives clássicos da literatura, cinema e televisão.

 

O VAIDOSO

Hercule Poirot, o incrível detetive belga criado por Agatha Christie. Dentre suas inúmeras qualidades,  a modéstia não se aplica ao caso. Por falar em caso, o primeiro que ele tratou foi no romance O misterioso caso de Styles, de 1921.

 

O GARANHÃO

James Bond, de Ian Fleming, um conquistador irrecuperável até os dias de hoje mas apenas nas telas de cinema. O espião conseguiu se reciclar e continua sobrevivendo de conflitos e guerras mundiais.

 

O DURO NA QUEDA


Sam Spade, clássico investigador particular criado por Dashiell Hammett, considerado por muitos o primeiro detetive durão da história. O estereótipo tão bem ilustrado por Humphrey Bogart no cinema revela um personagem solitário, espirituoso e para muitas mulheres, irresistível…

 

A HEROÍNA


Lisbeth Salander, a hacker de Stieg Larsson, cuja obra continua mais viva do que nunca. Estrela da série Millennium, Lisbeth sabe tudo de computadores e também sabe o que é sofrer. Uma pena que o autor não tenha conseguido viver o sucesso que se tornou a sua criação. Stieg morreu com 50 anos, em 2004, de um ataque cardíaco ao subir as escadas do prédio onde trabalhava.

 

O ESPERTO

Mandrake, o advogado/detetive de Rubem Fonseca, tem um que de James Bond já que também costuma convencer as mulheres com sua lábia. Surgiu em 1967 no livro Lúcia McCartney. O personagem faz as vezes de detetive, e nesse universo se situa muito bem.

 

O SÁBIO


O detetive Charlie Chan, criado em 1925 por Earl Derr Biggers. Fez mais sucesso no cinema do que na literatura, usando do raciocínio e das tiradas de filósofos antigos para resolver crimes. Foi uma tentativa do autor de apresentar uma nova roupagem ao modelo do asiático no cinema norte-americano, que era frequentemente retratado como vilão ou cômico. Fez tanto sucesso que também virou personagem de desenho animado (quem aí se lembra de “As Aventuras de Charlie Chan”?).

 

HUMANO, DEMASIADO HUMANO


O comissário Maigret, de Georges Simenon. Um simples funcionário do Departamento de Polícia de Paris, sem poderes super especiais como Sherlock Holmes nem o estilo irresistível de um Hercule Poirot. O maior sucesso literário de Simenon.

 

O ELEMENTO SURPRESA


Miss Marple, a detetive de Agatha Christie, é o típico elemento surpresa nos contos policiais da autora. Quem diria que uma senhora aparentemente tão indefesa e frágil resolveria os casos mais cabeludos de St. Mary Mead?

 

O NÓRDICO


Como não poderia faltar em qualquer lista de detetives, chegamos ao policial nórdico. Wallander é um policial que mora no sul da Suécia, divorciado, pouco sociável e com problemas de bebida. Criado pelo escritor Henning Mankell, ele ganhou séries para a TV e foi um sucesso mundial.

 

O POP STAR


Sherlock Holmes. OK, ok, ok. Nós sabemos que ele não falou essa frase nos livros, mas não podia faltar né???

 

Recent Posts

SUÉTER | 25 mais vendidos na Shein; ganhe desconto de afiliada

  * Atualizado em 21/04/2024  Ganhe R$10 de desconto nas compras Shein Usando o código…

6 dias ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em abril

  Confira as dicas de lançamentos para abril no Literatura Policial. LEIA TAMBÉM SHEIN |…

4 semanas ago

SEMANA DO CONSUMIDOR | 20 ofertas de suspense e mistério

  A Semana do Consumidor vai de 11 a 18 de março na Amazon, com…

2 meses ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em março

  Confira as dicas de lançamentos para março no Literatura Policial. LEIA TAMBÉM SHEIN |…

2 meses ago

A Fúria é o terceiro thriller psicológico do autor de A Paciente Silenciosa

  Uma atriz famosa convida amigos para passar alguns dias em sua ilha paradisíaca na…

2 meses ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em fevereiro

  Confira as dicas de lançamentos para fevereiro no Literatura Policial. LEIA TAMBÉM SHEIN |…

3 meses ago