lista literária

10 frases clássicas de detetives


detetive_fumando

NA PONTA DA LÍNGUA – Qual a frase mais famosa dita por um detetive? Na linha do tempo dos detetives da ficção, há uma variedade de personagens que ganharam fama justamente pelo bordões. Por isso, selecionamos dez frases marcantes de detetives clássicos da literatura, cinema e televisão. Confira!

x

1. O VAIDOSO
poirot2
Hercule Poirot, o incrível detetive belga criado por Agatha Christie. Dentre suas inúmeras qualidades,  a modéstia não se aplica ao caso. Por falar em caso, o primeiro que ele tratou foi no romance “O misterioso caso de Styles”, de 1921.

COMPRE AQUI – O misterioso caso de styles

x

2. O GARANHÃO
bond
James Bond, de Ian Fleming, um conquistador irrecuperável até os dias de hoje mas apenas nas telas de cinema. O espião conseguiu se reciclar e continua sobrevivendo de conflitos e guerras mundiais.

COMPRE AQUI – Goldfinger

x

3. O DURO NA QUEDA
spade
Sam Spade, clássico investigador particular criado por Dashiell Hammett, considerado por muitos o primeiro detetive durão da história. O estereótipo tão bem ilustrado por Humphrey Bogart no cinema revela um personagem solitário, espirituoso e para muitas mulheres, irresistível…

x

4. A HEROÍNA
lisbeth
Lisbeth Salander, a hacker de Stieg Larsson, cuja obra continua mais viva do que nunca. Estrela da série Millennium, Lisbeth sabe tudo de computadores e também sabe o que é sofrer. Uma pena que o autor não tenha conseguido viver o sucesso que se tornou a sua criação. Stieg morreu com 50 anos, em 2004, de um ataque cardíaco ao subir as escadas do prédio onde trabalhava.

COMPRE AQUI – Os Homens que não Amavam as Mulheres – Millennium 1  

x

5. O ESPERTO
mandrake

Mandrake, o advogado/detetive de Rubem Fonseca, tem um que de James Bond já que também costuma convencer as mulheres com sua lábia. Surgiu em 1967 no livro “Lúcia McCartney”. O personagem faz as vezes de detetive, e nesse universo se situa muito bem.

COMPRE AQUI – Mandrake: A Bíblia e a bengala

x

6. O SÁBIO
charlie
O detetive Charlie Chan, criado em 1925 por Earl Derr Biggers. Fez mais sucesso no cinema do que na literatura, usando do raciocínio e das tiradas de filósofos antigos para resolver crimes. Foi uma tentativa do autor de apresentar uma nova roupagem ao modelo do asiático no cinema norte-americano, que era frequentemente retratado como vilão ou cômico. Fez tanto sucesso que também virou personagem de desenho animado (quem aí se lembra de “As Aventuras de Charlie Chan”?).

x

7. HUMANO, DEMASIADO HUMANO
maigret
O comissário Maigret, de Georges Simenon. Um simples funcionário do Departamento de Polícia de Paris, sem poderes super especiais como Sherlock Holmes nem o estilo irresistível de um Hercule Poirot. O maior sucesso literário de Simenon.

COMPRE AQUI – Pietr, o letão

x

8. O ELEMENTO SURPRESA
marple

Miss Marple, a detetive de Agatha Christie, é o típico elemento surpresa nos contos policiais da autora. Quem diria que uma senhora aparentemente tão indefesa e frágil resolveria os casos mais cabeludos de St. Mary Mead?

COMPRE AQUI – Assassinato na Casa do Pastor

x

9. O NÓRDICO
wallander
Como não poderia faltar em qualquer lista de detetives, chegamos ao policial nórdico. Wallander é um policial que mora no sul da Suécia, divorciado, pouco sociável e com problemas de bebida. Criado pelo escritor Henning Mankell, ele ganhou séries para a TV e foi um sucesso mundial.

COMPRE AQUI – A Quinta Mulher

x

10. O POP STAR
watson
Sherlock Holmes.
OK, ok, ok.
Nós sabemos que ele não falou essa frase nos livros, mas não podia faltar né???

COMPRE AQUI – Sherlock Holmes. Romances – Volume I

Anúncios

5 respostas »

  1. Sherlock Holmes nunca diz isso em nenhum livro, eu destacaria “A teoria do sótão” (como um ensinamento, e não necessariamente como uma frase).
    Mas o “elementar, meu caro Watson” eu não rejeito já que é uma frase famosa e popular. De todo jeito é uma lista incrível e histórica e quero ler seu e-book Paula

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Ana!
    Adorei a lista. Gostei principalmente das frases do Maigret, Chan e do Spade (minha favorita das dez)
    Não conheço o Wallander ainda, mas gosto dos policiais nórdicos, então vou procurar os livros . Obrigada pela dica 😉
    PS.: E o Marlowe? 😦
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s