Por Rodrigo Padrini – Dificilmente me sinto perturbado com alguma leitura. Já me disseram que sou frio como uma geladeira. Não discuto. Contudo, nos últimos dias tive a oportunidade de me surpreender e me incomodar com o poder de uma narração cruelmente descritiva e angustiante. “O Cirurgião” (Editora Record, 2005) é um dos livros mais conhecidos da americana Tess Gerritsen e não é por conta do acaso. Trata-se de um suspense médico de primeira qualidade, intenso e chocante, como um programa de emergências médicas na televisão.
Tess Gerritsen nasceu em 12 de Junho de 1953 nos Estados Unidos e abriu mão da medicina para se dedicar à literatura. Escreve o que podemos chamar de suspense médico ou thriller médico, tendo publicado o seu primeiro romance em 1987. No livro que falaremos sobre, a autora apresenta o que se tornaria uma de suas principais protagonistas, a Detetive Jane Rizzoli.
Mulheres estão sendo assassinadas e violentadas sexualmente em Boston e o Departamento de Polícia suspeita que os crimes estejam relacionados entre si. Características semelhantes entre os episódios e a natureza da violência praticada, levam os detetives a crer ainda que o suspeito esteja recriando a obra de Andrew Capra, um médico autor de vários crimes no passado e assassinado há dois anos por sua única vítima sobrevivente, a Dra. Catherine Cordell.
Junte elementos como violência sexual, investigação policial, tortura física e psicológica, violência sexual e conhecimentos médicos utilizados para o mal, e pronto, já temos um livro pesado. Mas não basta ter tudo isso sem uma boa trama, envolvente na medida certa. Sem uma boa escrita, facilmente teríamos um livro cafona, mas não é o caso.
Alternando a narrativa de forma inteligente entre os personagens, a autora nos oferece pedaços de um quebra-cabeça que só completaremos nas últimas páginas, quando já achávamos que ficaria incompleto. A nossa história gira em torno de quatro personagens: a Dra. Catherine Cordell, a médica bem sucedida assombrada por seu passado, os detetives Thomas Moore e Jane Rizzoli, e O Cirurgião, como é chamado pelos jornais e pela própria polícia o nosso suspeito maníaco pseudo-médico-monstro.
A Detetive Jane Rizzoli é uma das protagonistas da série de romances Rizzoli & Isles (existe uma série de TV baseada na dupla desde 2010, já com seis temporadas no canal TNT), e neste suspense aparece ainda como uma jovem detetive com sérios complexos de inferioridade e querendo mostrar o seu valor.
No primeiro livro que li da autora e resenhei para o site, Desaparecidas (Editora Record, 2006 – o quinto livro da série Rizzoli & Isles), peguei o bonde andando e encontrei uma Jane Rizzoli casada e grávida. Não que isso tenha prejudicado a minha leitura, mas agora que li O Cirurgião, caso você ainda não conheça a obra, recomendo ler os livros na sequência, já que a construção dos personagens ao longo dos livros parece essencial e pude captar melhor a essência da Detetive.
Confesso que Tess Gerritsen me fisgou mais pelas descrições surpreendentemente reais e tramas angustiantes, que por seus protagonistas, por enquanto. “O Cirurgião” traz vários personagens igualmente interessantes, com destaque para o Detetive Thomas Moore e a Dra. Catherine Cordell, que por alguns momentos até ofuscam a Detetive Jane Rizzoli. Talvez isso seja uma vantagem, já que não consegui desgrudar os olhos dos dois livros que li da autora até agora, até que soubesse o seu desfecho.
“Caminhamos entre os outros, normais em cada aspecto.; talvez mais normais porque não nos permitimos ser embrulhados e mumificados nas bandagens estéreis da civilização. Vemos sangue, e não desviamos o olhar. Reconhecemos sua beleza lustrosa; sentimos sua atração primitiva”.
A edição da Record traz livros muito bem acabados, com capas belíssimas e material de ótima qualidade. Pretendo me aventurar por todos os livros da série, já que virei fã da escritora. Altamente recomendado.
Autora: Tess Gerritsen
Editora: Record
Páginas: 384
Compre o livro / e-book
SINOPSE – Tess Gerritsen, neste livro assustador, narra o rastro de sangue deixado por um assassino cruel. O agressor entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres ignoram que irão acordar para um terrível pesadelo… A precisão com que ele investe contra as mulheres , somada à crueldade de agressão – útero das vítimas é arrancado -, sugere que o responsável pelas atrocidades seja um médico psicopata. Os jornais de Boston passam então a chamá-lo de ‘O Cirurgião’. Em um livro de tirar o fôlego e com descrições minuciosas, a autora nos apresenta a um rico universo de personagens, ao criar um romance de suspense e profundidade inéditos.
Psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia. Atua no sistema prisional. É músico e leitor assíduo de romances policiais, com aquele lugar especial no coração para Georges Simenon e Raymond Chandler.
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…
View Comments
Adoro livros que surpreendem, já estou morrendo de vontade de ler!
É um excelente livro Carol! Com certeza irá gostar.
Republicou isso em Mais uma Opinião.
Pode escrever a sequencia de leituras dos livros de tess?