Por Leila Gonçalves – Lançado em 2007, “O Pecado de Christine” é o romance de estreia de Benjamin Black, pseudônimo do prestigiado escritor John Banville, que no melhor estilo noir, revela o lado espúrio da fria e nebulosa Dublin na década de cinquenta.
Com seu estilo elegante, ele escolheu a dedo o protagonista. Garrett Quirke é um médico patologista e detetive por acaso, com um passado tumultuado que ele tenta esquecer, afogando-se no trabalho ou numa garrafa de whisky. Melancólico e solitário, ele terá sua vida autopsiada em trezentas e tantas páginas, trazendo à luz fatos e segredos perturbadores como sua adoção por um conceituado juiz ou seu casamento precocemente interrompido pela morte da esposa.
A história começa de madrugada num necrotério, quando ele flagra seu irmão adotivo, o ginecologista Mallach Green, adulterando a causa da morte de uma bela jovem. Intrigado, ele não demora a descobrir que ao invés de embolia pulmonar como consta no laudo, Christine Falls morreu de complicações no parto. Afinal, onde está a criança? Mallach pretendia encobrir um erro médico ou a identidade do pai?
Abordando o preconceito entre católicos e protestantes, o livro apresenta uma conspiração internacional envolvendo o tráfico de bebês, aliás, a gravidez indesejada num país extremamente religioso como a Irlanda foi um grave problema na época. Inspirado em fatos reais, esse assunto também serviu de tema para o conhecido livro “Philomena”, de Max Sixmith, que foi adaptado para o cinema com Judi Dench no papel principal.
Admirador dos “romances durs” de Simenon, Black é mais espontâneo e possui estilo, conteúdo e aspirações diferentes de Banville que confessa escrever com maior prazer e agilidade o gênero policial. Contudo, em nenhum momento ele abandona a preciosidade de suas metáforas ou a exímia construção de ambientes e personagens. Finalmente, não espere por uma história fácil ou um final feliz. Se é mero entretenimento que você procura, esqueça “O Pecado de Christine”.
Autor: Benjamin Black
Páginas: 364
Editora: Rocco
Compre o livro
SINOPSE – Não eram os mortos que pareciam sinistros para o médico patologista Quirke, mas sim os vivos. Quando ele entrou no necrotério muito depois da meia noite e viu seu irmão adotivo Malachy Griffin ali, sentiu um arrepio na coluna vertebral que se provaria profético, um tremor de problemas futuros. Este é o ponto de partida de O Pecado de Christine, primeiro de uma série de romances policiais escrito por Benjamin Black, pseudônimo do premiado escritor irlandês John Banville.
Doente por livros, vem sendo tratada sem resultado há mais de cinquenta anos pelo alienista Simão Bacamarte. Aposentada e com tempo de sobra, parece haver pouca esperança em sua recuperação. Sem formação acadêmica na área e nenhuma foto de identificação, pode ser facilmente encontrada entre os detetives e vilões da ficção policial, em geral, com um e-book na mão.
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…