Por Leila Gonçalves – Quando foi lançado Terceira Voz, o segundo livro da série protagonizada por Olivia Ronning e Tom Stilton no Brasil, a Amazon ofereceu graciosamente o ebook do primeiro volume. Foi dessa maneira que adquiri Maré Viva, um thriller que comprova a qualidade da literatura policial sueca, que há alguns anos vem conquistando leitores ao redor do mundo.
LEIA TAMBÉM
SHEIN | 100 produtos para fãs de livros; ganhe desconto
Todos os livros de Agatha Christie em ordem de publicação
Todos os livros de Sherlock Holmes em ordem de publicação
Sua história aborda um caso prestes a ser arquivado: o assassinato, com requintes de crueldade, de uma mulher grávida na pequena ilha de Nordkoster. Ocorrido há vinte e três anos, ele vai parar nas mãos de uma jovem aluna da Academia de Polícia que contará com a experiência de um ex-investigador, para verificar se, com os recursos tecnológicos atuais, é possível encontrar alguma nova pista. Curiosamente, a identidade da vítima continua ignorada e sem nenhum desaparecimento registrado, ela pode ser uma turista, imigrante ilegal ou até mesmo uma espiã…
Em paralelo, a violência e o medo eclodem pelas ruas de Estocolmo. Uma série de vídeos são postados na internet, apresentando moradores de rua sendo brutalmente espancados, causando comoção. A força policial vem tentando encontrar os responsáveis e entre os principais suspeitos, surpreendentemente, está uma gangue de adolescentes. Afinal, como essas duas histórias podem estar relacionadas?
Cilla e Rolf Börjlind, os autores, garantem um bom ritmo à narrativa que, muito bem armada, não deixa pontas soltas. Para tanto, além de Olívia e Tom, despontam alguns: a indigente Vera Zarolha, a cafetina de luxo Jackie Berglund e o corrupto mega-empresário Bertil Magnusson, envolvido com a exploração do tântalo no Congo.
Como ponto negativo, o que realmente me incomodou foi a tradução e a revisão. Na tentativa de introduzir um tom mais coloquial ao texto, o português sofreu várias escoriações. Observe esse trecho: “Quando ela botava mãos à obra, comer era a última de suas prioridades. Mas agora sentia que estava precisando de um pouquinho de sustança no estômago para compensar aquela pequena sensação de que sua cabeça iria começar a rodar. Será que deveria dar uma escapada para descolar uma pizza?” Confesso que a tal “sustança no estômago” e demais preciosidades ganharam minha ojeriza.
Enfim, se você procura entretenimento, Maré Viva é uma boa opção. Coloquei o segundo volume, Terceira Voz, na minha lista de leitura. De acordo com comentários, ele é ainda melhor e outra boa notícia: a Editora Rocco trocou o tradutor.
Título: Maré Viva
Autores: Cilla e Rolf Börjlind
Páginas: 512
Editora: Rocco
Compre o livro ou e-book
SINOPSE – Olivia Rönning é uma jovem estudante da Academia de Polícia. Filha de um policial do departamento de homicídios, seu faro para juntar pistas e resolver mistérios é posto à prova quando resolve investigar um caso não concluído, prestes a parar no arquivo morto da polícia, como trabalho de faculdade. Trata-se do assassinato de uma mulher grávida, ocorrido na gelada e chuvosa ilha de Nordkoster, em 1987. O que Olivia não imagina é que a investigação trará muito mais perguntas do que soluções, a começar pelo misterioso desaparecimento do policial responsável pelo caso, entre outras descobertas surpreendentes. Dois dos principais nomes por trás das séries de TV policiais na Suécia, o casal Cilla e Rolf Börjlind apresenta em, Maré viva, um thriller que faz jus à badalada literatura policial escandinava contemporânea.
LEILA DE CARVALHO E GONÇALVES – Doente por livros, vem sendo tratada sem resultado há mais de cinquenta anos pelo alienista Simão Bacamarte. Aposentada e com tempo de sobra, parece haver pouca esperança em sua recuperação. Sem formação acadêmica na área e nenhuma foto de identificação, pode ser facilmente encontrada entre os detetives e vilões da ficção policial, em geral, com um e-book na mão.
Share this content:
Doente por livros, vem sendo tratada sem resultado há mais de cinquenta anos pelo alienista Simão Bacamarte. Aposentada e com tempo de sobra, parece haver pouca esperança em sua recuperação. Sem formação acadêmica na área e nenhuma foto de identificação, pode ser facilmente encontrada entre os detetives e vilões da ficção policial, em geral, com um e-book na mão.
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…