ADEUS PANELAS – Nas histórias do clássico detetive Maigret, criação do belga Georges Simenon, a esposa do policial é uma dona de casa pacata que passa a vida cuidando das necessidades do marido, das refeições e dos afazeres domésticos no aconchegante apartamento da Boulevard Richard-Lenoir, em Paris. Seu primeiro nome é Louise, embora Maigret geralmente a chame apenas por Madame Maigret. Ela raramente se envolve com as questões de trabalho do marido e está sempre disponível a ajudá-lo de forma muito solícita.
Em Chez Mme Maigret (Editora Global, 2011), Renata Pallottini decidiu dar um pouco de ação à rotina entediante de Louise, tornando a vida da então viúva do comissário Jules Maigret bem mais interessante. Na trama, Louise tem a oportunidade de investigar um caso em que o marido trabalhava e em cujas circunstâncias ela havia involuntariamente se envolvido. De coadjuvante, Louise Maigret tornou-se a protagonista de um romance policial, afinal de contas, experiência ela tem de sobra.
x
x
Renata Pallottini é dramaturga, ensaísta, poetisa e tradutora brasileira e é natural de São Paulo. Em outubro deste ano, ela recebeu o Troféu Juca Pato pelo livro ‘Poesia não vende’ e também pelo conjunto da obra.
x
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
O Esquenta Book Friday 2025 começou nesta quinta, 8, com descontos de até 40%…
Cher. É impossível não se impressionar com a trajetória dessa artista que atravessou gerações.…
A BBC, em parceria com o site oficial de Agatha Christie, divulgou recentemente um…
DIVULGAÇÃO - Em Ventre em Chamas, coletânea de contos lançada por Thais Messora, o…
Imagina uma cidade onde cada esquina guarda uma história não contada. Onde lendas ecoam pelos…
Imagina dois dias com descontos exclusivos só no aplicativo da Amazon. Agora, pensa nesses descontos…