Boneco de Neve é o sétimo livro da série com o detetive Harry Hole, um policial norueguês que precisa lidar com demônios pessoais enquanto caça um serial killer em Oslo. O criminoso mata mulheres sem conexão aparente no primeiro dia de inverno de cada ano, mas ele tem um ‘modus operandi’ que a polícia demora para identificar.
As mulheres desaparecem logo após um boneco de neve ser construído no jardim de suas casas, não raro vestindo uma peça da pessoa desaparecida. A investigação começa lenta e se torna uma caçada cheia de surpresas e momentos tensos até o final do livro. Não é tão difícil descobrir o que está acontecendo na história, mas a psicologia de Harry é mais atraente do que o mistério que ronda a identidade do serial killer.
As referências musicais roqueiras de Harry Hole são divertidas, possivelmente as mesmas de Jo Nesbo, já que ele também é músico e personagens desse naipe costumam ser o alterego de seus criadores. Destaque ainda para o lado tétrico dos conhecidos policiais nórdicos, muitos expondo mortes horrorosas (decapitações, empalamentos) em uma região do mundo onde nada disso é comum (eu sei disso porque morei cinco anos na Suécia; acredite, crimes assim não são comuns).
Harry Hole tem ares de Wallander, o detetive sueco de Henning Mankell que também é alcoólatra e cheio de problemas emocionais para lidar. Se tem alguma coisa que o inverno rígido da Escandinávia proporciona além de tosses e resfriados é tempo. É preciso fazer alguma coisa com tanto tempo disponível em casa, sendo acalentado pelos aquecedores internos e se embriagando com baldes de café. E já que não se pode empalar o frio…
Um alerta é que há alguns spoilers de casos passados no decorrer da leitura. Para quem não gosta de revelações desse tipo, melhor começar com o primeiro livro e seguir a cronologia das publicações.
* Livro enviado ao site pela Editora Record
Livros e e-books de Jo Nesbo
Autor: Jo Nesbo
Tradução: Grete Skevik
Páginas: 420
Editora: Record
Compre o livro / e-book
SINOPSE – Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…
View Comments
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico. Era exatamente o que eu estava buscando na internet e todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e gratidão!
Obrigada :)