Via Bournemouthecho – Além de médico, escritor, espiritualista e criador de Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle também dava pitacos no campo da arquitetura. Estamos falando mais precisamente de um hotel em New Forest, na Inglaterra.
O Lyndhurst Park Hotel, que até 1895 era a mansão de campo Glasshayes House, teve parte de seu complexo projetado pelo escritor. Doyle morava perto do local e visitou o hotel com certa frequência no final do século 19 e começo do século 20. Foi em 1912 que o edifício foi remodelado com ideias propostas pelo pai de Sherlock, como uma nova fachada.
Agora o prédio histórico corre o risco de desaparecer, já que uma empresa quer transformar o hotel em um bloco de edifícios. Uma proposta que sugeria a demolição do hotel para a construção de 74 apartamentos para aposentados já foi rejeitada no começo do ano, mas as tentativas de modificar o local continuam.
Um dos grupos que defende a preservação do Lyndhurst é a Victorian Society, autoridade inglesa em arquitetura vitoriana que presta consultoria legal sobre alterações nos edifícios construídos entre 1837 e 1914 na Inglaterra. Segundo eles, o hotel não está listado como patrimônio mas tem seu valor histórico por ser o único edifício desenhado por Doyle e “por ser uma expressão perfeita dos seus planos”.
[Imagens: Arthur Conan Doyle]
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: [email protected]
Nossa que triste :/ Patrimonio histórico