youtube

RESENHA | A Incendiária, clássico de Stephen King

Compartilhe

 

Por Ana Paula Laux – Charlie é a filha de um casal que passou por uma experiência científica secreta praticada pelo governo. Seus pais foram voluntários em um teste onde drogas foram administradas sem o conhecimento deles.

Após a experiência, eles adquiriram poderes psíquicos peculiares, e sua filha, a pequena Charlie, herdará um DNA alterado e incomum. Mais precisamente, descobre-se que Charlie tem o poder da pirocinese, que nada mais é do que a capacidade de criar e manipular o fogo.

Ela é ensinada desde criança a domar essa habilidade principalmente para não chamar a atenção da organização conhecida como Oficina, que fez o experimento em seus pais.

Sua família é monitorada por esse grupo, até o momento em que eles decidem sequestrá-la para confirmar esse poder e aproveitar-se dele. Começa aí uma fuga desesperadora para manter-se livre das mãos da Oficina.

Apesar da história ser bem pensada, há momentos em que a narrativa fica lenta e as divagações do pai de Charlie se tornam massantes, bem como a do personagem Rainbird. O livro tem 448 páginas, quase um tijolão, mas uma boa editada daria mais ritmo à trama.

A premissa é baseada em fatos reais, pois A Incendiária é uma história que expõe medos de uma época. Isso está bem explicado no posfácio escrito por King, e num texto elucidativo que correlaciona a história com as experiências feitas pelos Estados Unidos e pela então União Soviética na época da Guerra Fria.

 

A Incendiária não tem nada de terror. É mais uma ficção científica que acabou influenciando muita gente desde seu lançamento, que foi em 1984.

 

A mais recente associação é com a Eleven, a menina do Stranger Things que tem poderes parecidos com os de Charlie, e que também está fugindo do governo e tentando deter o mal. Em 1984, o livro virou filme com a Drew Barrymore no papel de Charlie, mas aparentemente foi um fracasso. No Brasil, o filme foi chamado de Chamas da Vingança.

 

Confira a resenha em vídeo

 

 

SOBRE O LIVRO

Título: A Incendiária
Autor: Stephen King
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Suma
Páginas: 448
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Após anos esgotado no Brasil, A incendiária volta às livrarias como parte da Biblioteca Stephen King, coleção de clássicos do mestre do terror em edição especial, com capa dura e conteúdo extra. No livro, Andy e Vicky eram apenas universitários precisando de uma grana extra quando se voluntariaram para um experimento científico comandado por uma organização governamental clandestina conhecida como “a Oficina”. As consequências foram o surgimento de estranhos poderes psíquicos — que assumiram efeitos ainda mais perigosos quando os dois se apaixonaram e tiveram uma filha. Desde pequena, Charlie demonstra ter herdado um poder absoluto e incontrolável. Pirocinética, a garota é capaz de criar fogo com a mente. Agora o governo está à caça da garotinha, tentando capturá-la e utilizar seu poder como arma militar. Impotentes e cada vez mais acuados, pai e filha percorrem o país em uma fuga desesperada, e percebem que o poder de Charlie pode ser sua única chance de escapar.

 

Recent Posts

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em novembro

  Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…

2 semanas ago

LANÇAMENTO | O antiquário: a pistola mais rara do mundo

Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…

2 semanas ago

Em A Empregada Está de Olho, a vida perfeita é uma ilusão

  Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…

1 mês ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em outubro

  Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…

2 meses ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em setembro

  Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…

3 meses ago

O Segredo da Empregada, um suspense viciante de Freida McFadden

  Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…

4 meses ago