Vivo, foi ignorado e morreu pobre. Morto, virou uma celebridade. Que a vida nem sempre é justa, já sabemos. Mas o que pensaria Edgar Allan Poe se soubesse que as pessoas ainda falam dele no século 21?
LEIA MAIS
TOP 8 | Oito livros de Edgar Allan Poe para ter na estante
EDGAR ALLAN POE | 10 curiosidades sobre Os Crimes da Rua Morgue
No fim da vida, Edgar Allan Poe implorou para vender seu trabalho
A vida de Poe foi breve e difícil, mas ele deixou sua marca na literatura com joias como o poema O Corvo, as primeiras histórias policiais analíticas com o detetive Dupin, e contos geniais como O Gato Preto, O Poço e o Pêndulo, O Escaravelho de Ouro, entre outros.
Em 1847, levou a maior rasteira da vida: perdeu a esposa para a tuberculose, doença que também vitimou sua mãe. Depois dessa, ele jamais se recuperou.
Ironicamente, a causa mortis do escritor é até hoje um grande mistério. Em 3 de outubro de 1849, ele foi encontrado delirando numa esquina de Baltimore, usando roupas bem estranhas e amarrotadas. Agonizou por quatro dias no hospital chamando por um certo Reynolds, e repetindo a frase “Deus, ajude a minha pobre alma”, e depois morreu.
Há várias teorias sobre o caso, já que o atestado de óbito nunca foi encontrado. Especulou-se que ele sofria de sífilis, epilepsia, diabetes, hipoglicemia e até raiva. Verdade é que ele morreu aos 40 anos, pobre e bastante solitário, e até hoje se especula qual foi o real motivo de sua morte. Um mistério que jamais deverá ser esclarecido.
[Fonte: Os maiores detetives do mundo, Chris Lauxx]
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…