EDGAR ALLAN POE | 10 curiosidades sobre Os Crimes da Rua Morgue

Compartilhe

 

Considerada a primeira história de detetive moderna, Os Crimes da Rua Morgue é um conto escrito pelo mestre do gótico e horror, Edgar Allan Poe. A história foi publicada em 20 de abril de 1841 nos Estados Unidos, e permanece clássica.

Nela, Allan Poe apresenta ao público o detetive Auguste Dupin, personagem que usa o raciocínio para solucionar casos misteriosos. Confira 10 curiosidades sobre este famoso conto do mestre Poe.

* Livros e e-books de Edgar Allan Poe

 

1. O conto

Os Crimes da Rua Morgue foi escrito por Edgar Allan Poe e publicado na revista Graham’s Magazine, em 1841. Poe recebeu 56 dólares pelo trabalho. Esta é considerada a primeira história moderna de detetives.

 

2. A história

O conto é baseado na investigação da morte de duas mulheres, Madame L’Espanaye e sua filha, que foram assassinadas em um ambiente fechado. A autoria do crime vira um mistério para a polícia, mas Dupin consegue encontrar uma luz no fim do túnel através das observações minuciosas sobre aspectos do caso.

 

3. O detetive

Auguste Dupin é não menos do que o detetive parisiense criado por Poe, que faz o uso da lógica e raciocínio para resolver mistérios considerados insolúveis. Este foi o primeiro conto que Poe escreveu com o personagem.

 

4. O narrador

O narrador anônimo irá explicar a história dos crimes (ele seria uma espécie de avô de Watson, das histórias de Sherlock Holmes). Através de sua descrição, o leitor acompanha o desenvolvimento do raciocínio analítico de Dupin.

 

5. Os elementos da ficção policial moderna

Este conto estabeleceu alguns dos elementos fundamentais da ficção policial moderna, como a presença de um detetive carismático como protagonista, o uso de um narrador para contar a história, o fato do detetive valer-se de raciocínio analítico para desvendar mistérios, tudo isso aliado à ineficiência da polícia para solucionar crimes.

 

6. Inspiração

Diz-se que uma das inspirações de Poe para criar a trama foi provavelmente a reação da multidão a um orangotango em exposição no Salão Maçônico na Filadélfia, em julho de 1839.

 

7. Homenagem musical

“Murders in the Rue Morgue” é o título de uma canção do Iron Maiden. A música está no segundo álbum da banda, Killers, de 1981.

 

8. No cinema

O filme “Os Crimes da Rua Morgue” (1932) é uma das primeiras adaptações do conto para o cinema. Tem no elenco Leon Ames (como Dupin) e o astro Bela Lugosi, vivendo o enigmático doutor Mirakle. No filme é possível ver erros de continuismo e de edição. Em um close do gorila, percebe-se que aparece um chimpanzé. Nas cenas em que o animal carrega a mocinha pelos telhados, nota-se que ela é um manequim!

 

9. Nome original

O primeiro nome escolhido por Poe para o título do conto foi Assassinatos na Rue Trianon. Mais tarde ele mudou para Morgue, para associar a história mais facilmente ao tema da morte.

 

10. Influências

As histórias de Dupin influenciaram vários autores célebres que viriam depois, sendo que o exemplo mais famoso é o de Arthur Conan Doyle e seu Sherlock Holmes.

 

(Fontes: Wikipedia, Os Maiores Detetives do Mundo)

(Visited 1.413 times, 1 visits today)
Rolar para cima