Via Big Think – Poema mais conhecido de Edgar Allan Poe, O Corvo foi publicado em janeiro de 1845 nos Estados Unidos. Com toques de sobrenatural e um ambiente de profunda melancolia, o poema é reverenciado até hoje, mas originalmente o escritor imaginou outro pequeno pássaro: um papagaio.
Em um ensaio publicado no ano seguinte na revista Graham’s Magazine, Poe explicou o processo de criação do poema:
Para ele, criar o poema foi como uma equação matemática, um problema que ele levou algum tempo para resolver. Poe imaginou qual pássaro poderia repetir o refrão “nunca mais” com frequência, uma das frases mais marcantes da obra, e chegou à ideia do papagaio.
Porém o animal não correspondia ao clima melancólico que ele procurava. Então ele pensou em um corvo: “Eu tinha ido tão longe quanto a concepção de um Corvo – o pássaro do mau presságio – repetindo monotonamente a única palavra, ‘Nunca mais’, na conclusão de cada estrofe, em um poema de tom melancólico…”
Com sua plumagem preta, o pássaro caiu como uma luva no poema e até hoje é associado à imagem sombria do escritor. Com seu corvo, ele desafia a implacabilidade da morte.
Livros e e-books de Edgar Allan Poe
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…