A Livraria Lello fica na cidade do Porto, em Portugal. É uma das mais famosas do mundo, atraindo milhares de turistas ansiosos para conhecer suas famosas escadas.
Em minha primeira viagem à Portugal, a livraria foi também meu primeiro ponto turístico. Confira 5 curiosidades sobre esse belo lugar.
A Livraria Lello foi fundada em 1881 pelos irmãos José Lello e António Lello na cidade do Porto, em Portugal. Inicialmente ficava na Rua Almada, seu primeiro endereço. Em 1894, José Lello comprou outra livraria chamada Chardron, aumentando o espólio da sua empresa (a foto acima já é da livraria no endereço atual).
A Chardron, cujo nome foi mantido na fachada do prédio, foi a primeira a publicar os livros de Eça de Queiroz (Os Maias e O Crime do Padre Amaro) e Camilo Castelo Branco (Magnum opus e Amor de Perdição). Ernesto Chardron foi um livreiro francês que fundou sua própria livraria em 1869, no Porto.
O prédio da livraria como se conhece hoje, na Rua das Carmelitas, foi inaugurado em 1906. Seu interior foi planejado pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves. Pessoas influentes e personalidades da época participaram da inauguração, como o escritor Guerra Junqueiro. A fachada tem estilo neogótico e apresenta paineis simbolistas representando as figuras da Arte e da Ciência, da autoria de José Bielman.
JK Rowling, a criadora da série literária de Harry Potter, morou alguns anos em Porto no começo da década de 1990. Foi lá que ela criou o mundo encantado do bruxinho, e a Lello tem muito a agradecê-la por isso. As escadarias de sua livraria foram usadas nas histórias como o lugar onde os bruxos compravam o material escolar para Hogwarts. Há algumas edições de Harry Potter em exposição no fundo da livraria, sendo que uma está autografada pela autora.
Para entrar na livraria é preciso comprar um ingresso antes. A bilheteria fica num prédio de esquina quase ao lado da livraria e, quando fui, custava 5 euros (dá pra comprar o ingresso online aqui). Em muitas ocasiões, há fila para entrar (o único lugar onde tinha visto antes havia sido a Shakespeare & Company, em Paris). Lá dentro também não é fácil de caminhar. São muitas pessoas tirando fotos, o lugar fica até apertado por isso. Mas nada que nos desestimule a fazer o próprio registro com aquelas escadas mágicas no fundo 🙂
Para mais vídeos, inscreva-se no canal
(Fonte: Site oficial Livraria Lello)
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…
O Enigma da Biblioteca de Nínive Imagine um tesouro escondido sob as areias do…