5 curiosidades sobre a Livraria Lello, a joia do Porto

Compartilhe

A Livraria Lello fica na cidade do Porto, em Portugal. É uma das mais famosas do mundo, atraindo milhares de turistas ansiosos para conhecer suas famosas escadas.

Em minha primeira viagem à Portugal, a livraria foi também meu primeiro ponto turístico. Confira 5 curiosidades sobre esse belo lugar.

 

1. Foi fundada em 1881

 

A Livraria Lello foi fundada em 1881 pelos irmãos José Lello e António Lello na cidade do Porto, em Portugal. Inicialmente ficava na Rua Almada, seu primeiro endereço. Em 1894, José Lello comprou outra livraria chamada Chardron, aumentando o espólio da sua empresa (a foto acima já é da livraria no endereço atual).

 

2. Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco

A Chardron, cujo nome foi mantido na fachada do prédio, foi a primeira a publicar os livros de Eça de Queiroz (Os Maias e O Crime do Padre Amaro) e Camilo Castelo Branco (Magnum opus e Amor de Perdição). Ernesto Chardron foi um livreiro francês que fundou sua própria livraria em 1869, no Porto.

 

3. Inauguração do prédio atual

O prédio da livraria como se conhece hoje, na Rua das Carmelitas, foi inaugurado em 1906. Seu interior foi planejado pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves. Pessoas influentes e personalidades da época participaram da inauguração, como o escritor Guerra Junqueiro. A fachada tem estilo neogótico e apresenta paineis simbolistas representando as figuras da Arte e da Ciência, da autoria de José Bielman.

 

4. Inspiração para Harry Potter

 

JK Rowling, a criadora da série literária de Harry Potter, morou alguns anos em Porto no começo da década de 1990. Foi lá que ela criou o mundo encantado do bruxinho, e a Lello tem muito a agradecê-la por isso. As escadarias de sua livraria foram usadas nas histórias como o lugar onde os bruxos compravam o material escolar para Hogwarts. Há algumas edições de Harry Potter em exposição no fundo da livraria, sendo que uma está autografada pela autora.

 

5. É uma muvuca lá dentro!

Para entrar na livraria é preciso comprar um ingresso antes. A bilheteria fica num prédio de esquina quase ao lado da livraria e, quando fui, custava 5 euros (dá pra comprar o ingresso online aqui). Em muitas ocasiões, há fila para entrar (o único lugar onde tinha visto antes havia sido a Shakespeare & Company, em Paris). Lá dentro também não é fácil de caminhar. São muitas pessoas tirando fotos, o lugar fica até apertado por isso. Mas nada que nos desestimule a fazer o próprio registro com aquelas escadas mágicas no fundo 🙂

 

Veja o vídeo

Para mais vídeos, inscreva-se no canal

 

 

 

(Fonte: Site oficial Livraria Lello)

(Visited 406 times, 1 visits today)
Rolar para cima