séries de tv

As origens dos personagens das séries policiais

Compartilhe

 

Enquanto assistimos a séries policiais na televisão, muitas vezes esquecemos que por trás dos roteiros complexos e dos enredos cheios de suspense, existem histórias reais que deram vida a esses personagens cativantes.

LEIA TAMBÉM
DICA | Como manter livros limpos e sem mofo
TOP 28 | Vinte e oito presentes para apaixonados por livros
5 curiosidades sobre a história da criminologia

De Sherlock Holmes a Gil Grissom, muitos destes personagens foram inspirados em pessoas da vida real. Neste post, você vai descobrir algumas destas inspirações.

 

1. O CSI Gil Grissom

Assim como Sherlock Holmes, Gil Grissom é reconhecido por sua lógica analítica e sagacidade, tornando-se um dos personagens favoritos da série CSI. Como entomologista forense, ele desempenhou um papel crucial nas oito primeiras temporadas, sendo lembrado como o primeiro supervisor da equipe. Sua inspiração vem de um verdadeiro criminalista, Daniel Holstein, da polícia metropolitana de Las Vegas, que se formou na Universidade de Las Vegas com um diploma em Criminologia Bioquímica e participou de mais de 7 mil casos ao longo de sua carreira. Na tela, Grissom foi habilmente interpretado pelo ator William Petersen.

 

2. O serial killer Dexter

Já se perguntou se Dexter Morgan, o especialista forense/serial killer da série de TV, foi baseado em alguém? Há fortes indicativos de que sim. A pessoa seria Manuel Pardo, um ex-policial de Miami que confessou ter matado nove traficantes no sul da Flórida. Pardo foi escoteiro e ex-veterano da Marinha antes de entrar para o departamento de polícia. Os crimes, que aconteceram de janeiro a abril de 1986, eram “uma missão para livrar a Flórida da cultura de drogas”, segundo ele. Pardo foi condenado à morte e executado em 2012. Nas telas, foi vivido por Michael C. Hall.

 

3. Holden Ford em Mindhunter

A série da Netflix foi baseada no livro Mindhunter… O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano, escrito por John Douglas (na foto à direita) e Mark Olshaker. Holden Ford, personagem vivido pelo ator Jonathan Groff, é inspirado em John Douglas. O ex-agente especial do FBI e perito em psicologia criminal desenvolveu os primeiros perfis sobre assassinos em séries, procurando prever seus passos para evitar crimes. Seus estudos mudaram a forma como a polícia investigava crimes com serial killers.

 

4. Catherine Willows em CSI

A inspiração para a perita forense Catherine Willows, da série CSI, é uma mulher chamada Yolanda McClary. Ela é investigadora do laboratório criminal do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas e, assim como Daniel Holstein, contribuiu com informações sobre a profissão por meio de Anthony E. Zuiker, criador e produtor executivo do seriado que passou um bom tempo com os policiais antes de escrever o piloto. Yolanda trabalhou no laboratório criminal por 16 anos, investigando crimes para identificar e associar assassinos a casos que podiam estar relacionados. A atriz Marg Helgenberger interpreta Catherine na TV.

 

5. Allison Dubois em Medium

A série Medium traz Patricia Arquette no papel de Allison Dubois, uma mulher que ajuda a polícia a resolver crimes através de suas habilidades psíquicas e de sonhos. A série é baseada também em Allison Dubois, uma autora e médium norte-americana. Segundo Dubois, ela tornou-se consciente da habilidade aos 6 anos de idade. Medium é inspirada no livro de Dubois, Don’t Kiss Them Good-Bye, e foi produzida de 2005 até 2011.

 

6. Temperance Brennan, de Bones

(Imagem: https://c1.staticflickr.com/1/109/304860790_8034faf120_b.jpg)

Da série Bones, Temperance Brennan é inspirada em Kathy Reichs, romancista policial e especialista em antropologia forense.  Os livros de Kathy trazem tramas similares aos vistos em Bones, com Temperance usando métodos de investigação forense e fazendo a análise de restos mortais para tentar resolver casos. O primeiro livro, Déjà Dead, foi publicado em 1997. Na série, a atriz Emily Deschanel interpreta Temperance.

 

7. Sherlock e o professor Bell

Muita gente já leu sobre esta história. Sherlock Holmes foi inspirado em um professor do escritor Arthur Conan Doyle, um médico chamado Joseph Bell, que lecionava na Universidade de Edimburgo no final do século 19. Conta a lenda que o professor Bell estimulava os alunos a fazerem uma observação analítica antes de cada diagnóstico. Bell também entrou para a história como um dos primeiros cirurgiões científicos na Escócia. E na série Sherlock BBC, Benedict Cumberbatch foi um dos grandes intérpretes do personagem.

 

Recent Posts

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em novembro

  Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…

2 semanas ago

LANÇAMENTO | O antiquário: a pistola mais rara do mundo

Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…

2 semanas ago

Em A Empregada Está de Olho, a vida perfeita é uma ilusão

  Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…

1 mês ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em outubro

  Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…

2 meses ago

LANÇAMENTOS | Suspense, mistério e terror em setembro

  Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…

3 meses ago

O Segredo da Empregada, um suspense viciante de Freida McFadden

  Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…

4 meses ago