5 curiosidades sobre a história da criminologia

Compartilhe

 

Você sabia que a palavra “criminologia” foi criada por um professor italiano no final do século 19? Descubra cinco curiosidades sobre a história da criminologia.

LEIA TAMBÉM
Caso Dália Negra pode ter sido resolvido após 70 anos
O sequestro que inspirou Agatha Christie em Assassinato no Expresso do Oriente
CASO BTK: o líder de igreja que era um assassino em série

 

Primeiro livro

O primeiro livro que ensinou como crimes podiam ser resolvidos através da ciência foi escrito pelo médico e juiz Song Ci em 1248 AC, na China. O livro chamava-se “Collected Cases of Injustice Rectified”, tinha 53 capítulos e servia como guia de instrução para médicos legistas.

 

Quando surgiu?

A criminologia surgiu no final do século 19 como parte de um movimento que pretendia estudar o crime e os criminosos, com a intenção de desenvolver métodos para prevenir estes crimes.

 

Professor italiano

O termo “criminologia” foi criado pelo professor italiano Raffaele Garofalo em 1885, para se referir ao estudo do crime e do comportamento criminoso. Para Garofalo, a criminologia tinha como objetivo estudar a criminalidade, o delito e a pena.

 

Teorias de Lombroso

O psiquiatra italiano Cesare Lombroso foi uma referência no século 19, mas hoje em dia alguns conceitos estão ultrapassados. Um deles defendia que características físicas podiam ser associadas ao comportamento criminal, ou seja, pessoas com orelhas de abano, queixo muito largo ou um nariz adunco estariam mais propensas a cometer crimes.

 

Impressões digitais

A datiloscopia, sistema de identificação pelas impressões digitais, virou método por causa do estatístico argentino Juan Vucetich. Em 1891, ele criou um sistema de classificação para identificar prisioneiros pelas impressões digitais.

 

(Visited 488 times, 1 visits today)
Rolar para cima