Criado por Raymond Chandler, Philip Marlowe foi um personagem que marcou época. Ele apareceu em O Sono Eterno, livro publicado por Chandler em 1939. Quarentão, alto, magro e terrivelmente charmoso, é figura cativa de bares, guetos e inferninhos.
Antes de ser detetive, foi assistente da Promotoria Pública de Los Angeles e investigador em uma companhia de seguros. Porém, seu negócio é trabalhar sozinho. Seu escritório fica no sexto andar do edifício Cahuenga Building, em Hollywood, onde passa os dias sem muitas expectativas nem ambições. Como se auto-define, é “um picareta cansado e com um futuro duvidoso”.
Dá pra perceber que Marlowe é um típico personagem das ruas, de diálogo sarcástico e malicioso. Durão e difícil de intimidar, não dispensa um 38 engatilhado. Bêbados, batedores de carteira e cafetões são personagens comuns no seu círculo. Por isso é um detetive que vive à margem da lei. Seus excessos são mulheres, bebida e cigarros.
Philip Marlowe está em sete livros de Raymond Chandler. Migrou com sucesso para o cinema, também na pele de Humphrey Bogart. Sua última aventura foi “Para Sempre ou Nunca Mais”, de 1958.
Encontre livros e e-books de Raymond Chandler
(Texto extraído do e-book Os Maiores Detetives do Mundo)
Autor: Raymond Chandler
Páginas: 365 páginas
Editora: Alfaguara
Compre o livro
Compre o e-book
SINOPSE – Terry Lennox poderia ter a vida ganha. Ex-veterano de guerra, casou-se com a milionária Sylvia Potter e não precisaria mais se preocupar com nada desde que fechasse os olhos para a devassidão escancarada da mulher. Ele, no entanto, se afunda na bebida. É assim que Philip Marlowe o encontra — caído, inconsciente —, e a partir daí ambos criam um estranho laço de amizade. Quando Lennox lhe pede para fugir do país em circunstâncias misteriosas, Marlowe aceita ajudá-lo, mas aos poucos se vê enredado a uma elite poderosa e desajustada, de escritores alcoólatras e mulheres fatais, que fará de tudo para encobrir os próprios crimes. publicado em 1953, “O longo adeus” é a obra mais ousada e desafiadora de Raymond Chandler. É, nas palavras de Ricardo Piglia, “talvez o melhor romance policial que já se escreveu”.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…