Simon Templar: gatuno profissional para uns, justiceiro moderno para outros

Compartilhe

 

Nos anos 20, Leslie Charteris criou Simon Templar, gatuno profissional para uns, justiceiro moderno para outros. Bonito, atlético e bem humorado, ele é um dos grandes da “linha de espionagem”. Sua ambiguidade e incerteza conseguem prender a atenção do público. Nessa área, a curiosidade é a alma do negócio.

Conhecido também como “O Santo” por causa das iniciais em inglês (The Saint), Simon Templar apareceu em “Meet the Tiger”, em 1928, roubando dos que “merecem ser roubados”, como políticos corruptos, contrabandistas e empresários desonestos (muito ao estilo Arsène Lupin).

O tipo é especialista em identidades falsas, disfarces e gosta de correr riscos. Sua marca registrada é um cartão com a figura minimalista de um boneco e uma auréola sob a cabeça, que deixa nos lugares onde faz “a limpa”. Está sempre dirigindo carrões, vestindo roupas caras e frequentando lugares sofisticados, estilo que faz tremendo sucesso com as mulheres.

Pode-se dizer que Templar é uma espécie de ladrão internacional, mas também já ajudou os mocinhos: foi agente especial do governo na Segunda Guerra, lutando contra nazistas e comunistas. Mas ele prefere trabalhar sozinho mesmo, pois tem códigos de conduta bem particulares, sabe…

Leslie Charteris, seu criador, nasceu em 1907 em Cingapura. Antes de ser escritor, foi pescador, marinheiro, barman e mineiro. Criou as histórias do espião até 1963, e depois supervisionou trabalhos de outros autores. Escreveu cerca de 50 livros com o personagem. No Brasil, várias histórias foram publicadas pela editora Cruzeiro, entre 1950 e 1960.

(Texto extraído do e-book Os Maiores Detetives do Mundo)

 

SOBRE O E-BOOK

Título: Os maiores detetives do mundo
Autor: Chris Lauxx
Páginas: 316
Compre o e-book

SINOPSE – O que Sherlock Holmes, Batman e Ed Mort têm em comum? Poirot, 007 e House podem pertencer ao mesmo clube? A resposta é sim, já que todos eles investigam e solucionam mistérios! Os Maiores Detetives do Mundo é uma enciclopédia pop dedicada a 60 grandes investigadores da literatura, cinema, quadrinhos, TV e games. Este guia único e completo apresenta perfis, biografias, curiosidades e inúmeras informações divertidas sobre o mundo dos detetives. Do surgimento da ficção policial à atualidade, viaje pela linha do tempo e encare os protagonistas mais durões, esquisitos e fascinantes do planeta. Desvende enigmas com Auguste Dupin e treine as células-cinzentas com Hercule Poirot. Brinde em Paris com o comissário Maigret e renda-se à majestade inglesa de Sherlock Holmes. Desvie das balas de Philip Marlowe e resista ao charme de James Bond, enquanto os serial killers de Kay Scarpetta confundem a polícia americana. As sombras da cidade não são sombras, são Batman e The Spirit lutando para manter a ordem e paz reinante. E na terra dos vikings, Wallander, Joona Lina e Lisbeth Salander revelam inimigos ocultos. Escrito com linguagem acessível e organizado em capítulos cronológicos e temáticos, Os Maiores Detetives do Mundo é o guia definitivo para quem não resiste a um bom mi

(Visited 165 times, 1 visits today)
Rolar para cima