Por Ana Paula Laux – Columbine é um livro escrito pelo jornalista Dave Cullen sobre aquele que ficou conhecido como o Massacre de Columbine, que aconteceu em 20 de abril de 1999 nos Estados Unidos. Neste dia, dois adolescentes entraram na escola Columbine High School, onde estudavam, mataram 13 pessoas e depois se suicidaram.
Considerado o primeiro tiroteio em massa da era digital, a tragédia marcou a história norte-americana e é lembrada até hoje. Muitas perguntas ainda são feitas: Por quê os adolescentes cometeram o crime? Como conseguiram planejar o ataque sem serem impedidos? O que pensavam?
O jornalista Dave Cullen foi um dos primeiros repórteres a chegar à cena do tiroteio em 1999, e conta neste livro – que escreveu durante 10 anos -, tudo sobre o caso. Ele ainda reflete sobre o papel da imprensa na cobertura da notícia, apontando a questão ética da mídia e a espetacularização da violência ao cobrir casos como o de Columbine.
Confira o comentário sobre o livro abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal.
Título: Columbine
Autor: Dave Cullen
Tradução: Eduardo Alves
Páginas: 480
Editora: Darkside Books
Compre o livro
SINOPSE – O dia 20 de abril de 1999 deixou uma marca indelével na história norte-americana. O Massacre de Columbine pode não ter sido o primeiro tiroteio em massa, mas foi o primeiro da era digital ― e o primeiro de larga magnitude. Na esteira dos acontecimentos de Newtown, Aurora, Virginia Tech, Christchurch, Suzano e Ohio, torna-se cada vez mais urgente compreender e confrontar acontecimentos como o de Columbine. Nossa arma é reaprender a ouvir a dor que cresce em silêncio no outro e no cerne dos valores da nossa sociedade. Columbine é lembrado até os dias de hoje sempre que um episódio horrível e similar ocorre, mas boa parte do que sabemos sobre o massacre está errado. Erros factuais e testemunhos duvidosos propagados à época permanecem verdade absoluta para muitos; é fácil dizer que dois meninos rejeitados pelos atletas e pelas garotas, vítimas de bullying, que vestiam sobretudos e descontavam sua raiva em videogames violentos fizeram o que fizeram por essas razões, mas até que ponto isso é real?
* Livro enviado ao site pela Darkside Books.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…