publicidade

O Gato Brasileiro, um mistério com ares de terror por Arthur Conan Doyle

 

Marshall King, um homem envolto em problemas financeiros, é convidado pelo primo distante para se hospedar na sua casa com a perspectiva de receber ajuda financeira do parente. O primo é colecionador de animais exóticos, entre eles uma fera trazida das selvas do Brasil. O animal é impressionante, chamando a atenção por sua beleza e imponência. Mas no que isso pode ajudar o homem com suas questões financeiras?

O Gato Brasileiro é um conto de Arthur Conan Doyle publicado em dezembro de 1898, na revista The Strand Magazine. Vinha com dez desenhos de Sidney Paget, o ilustrador britânico famoso pela criação da ilustração oficial de Sherlock Holmes.

Ilustração de Sidney Paget (Imagem: https://www.arthur-conan-doyle.com/)
Ilustração de Sidney Paget (Imagem: https://www.arthur-conan-doyle.com/)

O conto lembra o estilo aflitivo de Edgar Allan Poe, trabalhando com a angústia de forma crescente até chegar àquela considerada a revelação fundamental. Escrito com destreza, ele é uma prova de que Conan Doyle conseguia migrar de um gênero para outro com facilidade, imaginando cenários que transportavam o leitor por uma viagem criativa pelas narrativas.

Este é um dos contos presentes na coletânea “O Doutor Negro”, uma edição especial da Editora Bandeirola que apresenta contos de horror, sobrenatural e mistério escritos por Arthur Conan Doyle sem a presença de Sherlock Holmes.

 

 

Apoie este projeto e nos ajude a transformar o livro em realidade.

 

Veja o vídeo

Share this content:

Recent Posts

A Dona de Casa Perfeita: aparência e ilusão

Sabe quando você olha um perfil nas redes sociais e pensa: “ninguém pode ser tão…

3 dias ago

LANÇAMENTOS | Livros de suspense e mistério em março

Confira as dicas de lançamentos de suspense e mistério para março no Literatura Policial. LEIA…

4 dias ago

Como era Londres na época de Sherlock Holmes

Quando pensamos em Sherlock Holmes, é quase impossível não imaginar uma Londres coberta por neblina,…

2 semanas ago

A vida secreta dos escritores vitorianos

Quando pensamos na era vitoriana, é comum imaginar salões silenciosos, moral rígida, chá da tarde…

3 semanas ago

Nós Já Moramos Aqui: um suspense que divide leitores

Existem livros que chegam até nós embalados por elogios quase unânimes. Recomendações em redes sociais,…

3 semanas ago

Por que o suspense funciona tão bem em atmosferas frias?

Existe algo quase instintivo na forma como o suspense se encaixa perfeitamente em atmosferas frias…

4 semanas ago