O Gato Brasileiro, um mistério com ares de terror por Arthur Conan Doyle

Compartilhe

 

Marshall King, um homem envolto em problemas financeiros, é convidado pelo primo distante para se hospedar na sua casa com a perspectiva de receber ajuda financeira do parente. O primo é colecionador de animais exóticos, entre eles uma fera trazida das selvas do Brasil. O animal é impressionante, chamando a atenção por sua beleza e imponência. Mas no que isso pode ajudar o homem com suas questões financeiras?

O Gato Brasileiro é um conto de Arthur Conan Doyle publicado em dezembro de 1898, na revista The Strand Magazine. Vinha com dez desenhos de Sidney Paget, o ilustrador britânico famoso pela criação da ilustração oficial de Sherlock Holmes.

Ilustração de Sidney Paget (Imagem: https://www.arthur-conan-doyle.com/)
Ilustração de Sidney Paget (Imagem: https://www.arthur-conan-doyle.com/)

O conto lembra o estilo aflitivo de Edgar Allan Poe, trabalhando com a angústia de forma crescente até chegar àquela considerada a revelação fundamental. Escrito com destreza, ele é uma prova de que Conan Doyle conseguia migrar de um gênero para outro com facilidade, imaginando cenários que transportavam o leitor por uma viagem criativa pelas narrativas.

Este é um dos contos presentes na coletânea “O Doutor Negro”, uma edição especial da Editora Bandeirola que apresenta contos de horror, sobrenatural e mistério escritos por Arthur Conan Doyle sem a presença de Sherlock Holmes.

 

 

Apoie este projeto e nos ajude a transformar o livro em realidade.

 

Veja o vídeo

(Visited 341 times, 1 visits today)
Rolar para cima