STEPHEN KING | 5 curiosidades sobre o livro Carrie, A Estranha

Compartilhe

 

Em 5 de abril de 1974, Stephen King lançava Carrie, A Estranha. Foi seu primeiro livro publicado, mas ele quase não se tornou realidade.

Na história, a adolescente Carrie é constantemente perseguida por colegas da escola por sua aparência e jeito de ser. Dominada pela mãe religiosa, ela é dona de poderes telecinéticos que serão usados para se vingar de seus inimigos.

Descubra 5 curiosidades sobre o livro.

* Encontre livros e e-books de Stephen King

 

1. O livro foi resgatado por Tabitha King

Inicialmente escrito para ser um conto, o jovem Stephen King de 26 anos escreveu as três primeiras páginas de Carrie na máquina portátil da esposa, a também escritora Tabitha King. Ele detestou a história e jogou as páginas no lixo, mas Tabitha as resgatou e o estimulou a continuar a escrita.

 

2. Ele era professor de inglês quando o livro foi publicado

Na época do lançamento de Carrie, King trabalhava como professor de inglês na escola Hampden Academy, no Maine. Para economizar com as despesas, ele tinha mandado cortar a linha telefônica de casa e, por isso, quase não recebeu a notícia de que o livro fora escolhido para publicação. Foi preciso que a editora o enviasse um telegrama com o adiantamento dos direitos autorais para que ele recebesse a notícia.

 

3. Recepção mista

Embora hoje seja considerado um clássico, o livro não foi um grande sucesso quando lançado. Até o próprio autor olha para o passado com ressalvas: “Isso me lembra um biscoito feito por um aluno da primeira série… saboroso o suficiente, mas meio irregular e queimado no fundo.”

 

4. Cinderela ao avesso

Uma das analogias que se faz à história é a de ser um conto de fadas ao avesso. Segundo King revelou, ele teria se inspirado na história de Cinderela (o príncipe encantado, o baile), mas ao contrário.

 

5. Sucesso no cinema

O livro ganhou duas adaptações para o cinema, a primeira com Sissy Spacek e direção de Brian de Palma. O filme foi um sucesso, recebendo duas indicações ao Oscar daquele ano (melhor atriz e melhor atriz coadjuvante), e arrecadando quase 34 milhões de dólares de bilheteria. Em 2013, a história ganhou uma nova adaptação com Chloë Grace Moretz e Julianne Moore.

 

SOBRE O LIVRO

Título: Carrie, A Estranha
Autor: Stephen King
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Páginas: 200
Editora: Suma
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Carrie é uma adolescente tímida e solitária. Aos 16 anos, é completamente dominada pela mãe, uma fanática religiosa que reprime todas as vontades e descobertas normais aos jovens de sua idade. Para Carrie, tudo é pecado. Viver é enfrentar todo dia o terrível peso da culpa. Para os colegas de escola, e até para os professores, Carrie é uma garota estranha, incapaz de conviver com os outros. Cada vez mais isolada, ela sofre com o sarcasmo e o deboche dos colegas. No entanto, há um segredo por trás de sua aparência frágil: Carrie tem poderes sobrenaturais, é capaz de mover objetos com a mente. No dia de sua formatura, Carrie é surpreendida pelo convite de Tommy para a festa – algo que lhe dá a chance de se enxergar de outra forma pela primeira vez. O ato de crueldade que acontece naquele salão, porém, dá início a uma reviravolta cheia de terror e destruição. Chegou a hora do acerto de contas. Carrie, a estranha é um dos maiores clássicos de terror da literatura contemporânea e um dos livros mais aclamados de Stephen King.

(Visited 605 times, 1 visits today)
Rolar para cima