Em 5 de abril de 1974, Stephen King lançava Carrie, A Estranha. Foi seu primeiro livro publicado, mas ele quase não se tornou realidade.
Na história, a adolescente Carrie é constantemente perseguida por colegas da escola por sua aparência e jeito de ser. Dominada pela mãe religiosa, ela é dona de poderes telecinéticos que serão usados para se vingar de seus inimigos.
Descubra 5 curiosidades sobre o livro.
* Encontre livros e e-books de Stephen King
Inicialmente escrito para ser um conto, o jovem Stephen King de 26 anos escreveu as três primeiras páginas de Carrie na máquina portátil da esposa, a também escritora Tabitha King. Ele detestou a história e jogou as páginas no lixo, mas Tabitha as resgatou e o estimulou a continuar a escrita.
Na época do lançamento de Carrie, King trabalhava como professor de inglês na escola Hampden Academy, no Maine. Para economizar com as despesas, ele tinha mandado cortar a linha telefônica de casa e, por isso, quase não recebeu a notícia de que o livro fora escolhido para publicação. Foi preciso que a editora o enviasse um telegrama com o adiantamento dos direitos autorais para que ele recebesse a notícia.
Embora hoje seja considerado um clássico, o livro não foi um grande sucesso quando lançado. Até o próprio autor olha para o passado com ressalvas: “Isso me lembra um biscoito feito por um aluno da primeira série… saboroso o suficiente, mas meio irregular e queimado no fundo.”
Uma das analogias que se faz à história é a de ser um conto de fadas ao avesso. Segundo King revelou, ele teria se inspirado na história de Cinderela (o príncipe encantado, o baile), mas ao contrário.
O livro ganhou duas adaptações para o cinema, a primeira com Sissy Spacek e direção de Brian de Palma. O filme foi um sucesso, recebendo duas indicações ao Oscar daquele ano (melhor atriz e melhor atriz coadjuvante), e arrecadando quase 34 milhões de dólares de bilheteria. Em 2013, a história ganhou uma nova adaptação com Chloë Grace Moretz e Julianne Moore.
Título: Carrie, A Estranha
Autor: Stephen King
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Páginas: 200
Editora: Suma
Compre o livro/e-book
SINOPSE – Carrie é uma adolescente tímida e solitária. Aos 16 anos, é completamente dominada pela mãe, uma fanática religiosa que reprime todas as vontades e descobertas normais aos jovens de sua idade. Para Carrie, tudo é pecado. Viver é enfrentar todo dia o terrível peso da culpa. Para os colegas de escola, e até para os professores, Carrie é uma garota estranha, incapaz de conviver com os outros. Cada vez mais isolada, ela sofre com o sarcasmo e o deboche dos colegas. No entanto, há um segredo por trás de sua aparência frágil: Carrie tem poderes sobrenaturais, é capaz de mover objetos com a mente. No dia de sua formatura, Carrie é surpreendida pelo convite de Tommy para a festa – algo que lhe dá a chance de se enxergar de outra forma pela primeira vez. O ato de crueldade que acontece naquele salão, porém, dá início a uma reviravolta cheia de terror e destruição. Chegou a hora do acerto de contas. Carrie, a estranha é um dos maiores clássicos de terror da literatura contemporânea e um dos livros mais aclamados de Stephen King.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Carlos Castelo e o Horror Sutil: Uma Jornada Entre Luz e Trevas Conhecido por seu…
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…