PARTE 2 | 10 dicas de romances policiais nórdicos para conhecer

Compartilhe

 

Crimes impactantes em cidades pequenas e geladas. Ambiente sombrio, neve e muito café. Romances policiais nórdicos tornaram-se populares a partir dos anos de 1990,  principalmente com os livros de Henning Mankell, e hoje são os favoritos de muitos leitores.

Confira uma seleção de títulos com as histórias mais intrigantes do nordic noir recente. Para ver a parte 1 deste post, clique aqui.

 

1. 1793

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Em seu romance de estreia, o sueco Niklas Natt och Dag cria um retrato vívido da sombria Estocolmo do final do século XVIII. Estamos no outono de 1793. Logo pela manhã, ainda de ressaca, o sentinela Mickel Cardell é alertado sobre um corpo que foi encontrado flutuando nas águas fétidas do lago da Ucharia. Os esforços para identificar o cadáver totalmente mutilado são confiados ao incorruptível advogado Cecil Winge, que pede a ajuda de Cardell para resolver o caso. O tempo, no entanto, é curto: a saúde de Winge é frágil, a situação política do país, instável e, pelas esquinas, proliferam paranoia, violência e conspirações. Winge e Cardell mergulham nas sarjetas de um mundo brutal de ladrões, mercenários e aristocratas corrompidos. De um filho de fazendeiro percorrendo um caminho traiçoeiro ao procurar fortuna na capital a uma jovem órfã enviada para uma casa de correção por um pároco impiedoso, a complexa investigação passará pelas muitas camadas de uma sociedade corrupta. Ricos e pobres, bons e maus, vivos e mortos: o cadáver retirado do lago pode comprometer e fundir todos esses mundos.

 

2. O leopardo

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Um trhiller eletrizante, do mesmo autor do best-seller Boneco de neve. Ao trocar a fria Oslo por Hong Kong, Harry Hole encontra refúgio no ópio, no álcool e nos jogos de azar para fugir de sua antiga vida. Porém, por mais que ele tente se manter afastado, um sórdido assassino consegue trazê-lo de volta à realidade. Duas mulheres são encontradas afogadas no próprio sangue, e uma terceira é morta por enforcamento. A cobertura da imprensa provoca grande comoção na cidade. Não há pistas do assassino, a única conexão entre as mortes é o fato de que todas as vítimas passaram a noite em uma cabana isolada nas montanhas. Conforme a investigação avança, Harry tem certeza de que está lidando com um perigoso e implacável assassino, que escolhe suas vítimas a dedo. Porém, ele não imagina que, ao assumir o caso, coloca-se também na mira desse perigoso psicopata.

 

3. O caçador

Compre o livro/e-book

SINOPSE – O detetive Joona Linna passou dois anos em uma prisão de segurança máxima quando recebeu uma inesperada visita. A polícia precisa de sua ajuda para deter um misterioso assassino: o chamam de O Caçador de Coelhos, pois a única conexão entre suas vítimas é que ouvem uma canção de ninar sobre coelhos antes de morrer. Joona agora tem a chance de sair da prisão para, com a policial Saga Bauer, tentar desvendar quem é esse misterioso caçador e salvar seus próximos alvos. Mas o que aparentemente parece ter motivações terroristas se transforma em um dos casos mais complexos de sua carreira. Em O caçador, o romance mais vendido da Suécia e da Noruega em 2016, Lars Kepler apresenta novamente sua fórmula imbatível: ritmo frenético, situações limite e personagens impagáveis.

 

4. Uma família quase perfeita

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Uma adolescente é acusada de assassinar brutalmente um homem muito mais velho. O crime de Stella, filha de um casal adorado pela comunidade, beira o inacreditável. Só pode ser um terrível engano. Certo? Adam é um pastor na igreja local, marido e pai devoto. Seu maior pesadelo começa quando Stella é presa pela polícia. Verdade e decência sempre foram seus princípios básicos, mas quando o futuro de sua filha está em jogo e as pressões sobre sua família aumentam, ele mostra que também tem um lado sombrio. Presa em uma cela vazia, Stella começa a ver sua família e o mundo sob novas perspectivas. Ela teve um relacionamento com o homem assassinado, e esse não é o único segredo que está escondendo dos pais. Através de seu ponto de vista, descobrimos que seu dedicado pai é um homem controlador, e que seu maior interesse talvez não seja salvar a filha, e sim as aparências. Já a mãe, Ulrika, é uma advogada de defesa, e pelos olhos dela acompanhamos o julgamento de Stella e o plano intrincado posto em jogo para protegê-la. Mas as apostas mais altas têm as quedas mais perigosas, e talvez Ulrika esteja sendo ambiciosa demais… Uma narrativa construída de forma excepcional, Uma família quase perfeita faz as perguntas mais difíceis: quão bem você conhece seus filhos? Até onde iria para proteger quem você ama?

 

5. A morte de um escritor

Compre o livro/e-book

SINOPSE – O passado está prestes a voltar para acertar as contas. Volume 1 da série Intrigo. David Moerk está ouvindo um concerto para violino pelo rádio quando uma tosse vinda da plateia o deixa atônito. Ele não hesita ― foi sua mulher, Ewa, quem tossiu. A mulher que ele achava que estava morta havia três anos. Que se apaixonou pelo terapeuta e pretendia abandonar David, o que o levou a planejar o assassinato como vingança. E ele achou que tinha conseguido ― até ouvir aquela tossida. Agora ele precisa encontrá-la e descobrir o que realmente aconteceu três anos atrás. Enquanto isso, David recebe de seu editor a incumbência de traduzir um manuscrito inédito do renomado escritor Germund Rein. O manuscrito chegou à editora envolto em circunstâncias estranhas, acompanhado por uma carta que afirma que em hipótese alguma o livro deve ser impresso no idioma original. David também descobre que Rein tirou a própria vida, desaparecendo nas profundezas do oceano. Conforme trabalha na tradução, David encontra no romance de Rein paralelos com sua própria vida. E com sua esposa, Ewa, que segundo a polícia deve ter morrido em um acidente na cidadezinha montanhosa de Graues alguns anos antes. Mas nada é como parece.

 

6. A caça

Compre o livro/e-book

SUSPENSE – Ao retornar das férias, o detetive Carl Mørck, do Departamento Q, encontra em sua mesa os arquivos do caso Rørvig. Que estranho. O caso não havia sido encerrado? O assassino dos dois irmãos mortos na casa de veraneio não se entregara nove anos depois do crime? Quem teria colocado aqueles arquivos ali? Alguém parece querer que o caso seja reaberto e Carl Mørck morde a isca.

 

7. As sombras de outubro

Compre o livro/e-book

SINOPSE – É outubro e a neve de outono começa a cair em Copenhagen, deixando os dias mais curtos e as noites mais sombrias… e pelas ruas geladas e escuras, um psicopata aterroriza a cidade. Em uma manhã tempestuosa em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia faz uma descoberta sinistra: o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, com uma das mãos faltando. Sobre ela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O caso é entregue à ambiciosa detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador introspectivo que acabou de ser expulso da Europol. Logo se descobre uma evidência ligando o sr. Castanha a uma garota desaparecida há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou tê-la sequestrado e assassinado está atrás das grades e o caso foi encerrado há tempos ― e qualquer insinuação contrária causa disputas e inimizades na corporação. No entanto, quando novas vítimas e novos bonecos aparecem, Thulin e Hess acham cada vez mais difícil ignorar a conexão entre o caso Hartung e o novo serial killer. Mas que conexão seria essa? E como impedir o assassino de continuar sua caçada, se ele parece sempre um passo à frente da polícia? As sombras de outubro traz o melhor do estilo thriller noir, acrescentando ao suspense clássico uma boa dose de energia. Sveistrup retrata seus personagens com sensibilidade e mostra como romances policiais podem fazer críticas contundentes às realidades sociais.

 

8. O homem que brincava com fogo

Compre o livro/e-book

SINOPSE – O homem que brincava com fogo vai deixar os fãs de investigação ávidos por conhecer todo o conteúdo dos arquivos de Larsson. O autor da série Millenium reuniu as pistas. Agora, um jornalista as está seguindo. Quando Stieg Larsson morreu, estava trabalhando em um verdadeiro mistério que alterou o rumo de seus romances: o assassinato, em 1986, de Olof Palme, o primeiro-ministro da Suécia. Nunca na história um chefe de Estado fora assassinado sem deixar rastros, à queima-roupa e em uma rua de Estocolmo. Apesar de ser famoso internacionalmente por seus vilões fictícios, Larsson tinha um ótimo relacionamento com seus informantes da vida real e conseguiu documentar atividades extremistas em todo o mundo. Durante anos, acumulou evidências que ligavam atos terroristas desses grupos ao que ele chamou de “”um dos casos de assassinato mais surpreendentes”” que já havia coberto. Porém o arquivo de Larsson foi esquecido até o jornalista Jan Stocklassa ter acesso exclusivo ao projeto secreto do autor. Em O homem que brincava com fogo, Stocklassa recolhe as peças do quebra-cabeça deixadas por Larsson sobre o crime real para seguir a trilha de intrigas, espionagem e conspiração iniciada por um dos escritores de suspense mais famosos do mundo. Juntos, eles resolveram um mistério que ninguém conseguiria desvendar.

 

9. Números de azar

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Três crimes. Três códigos. Muito sangue. Nenhum corpo. Quando o calor aumenta… a violência. Em meio ao verão de Oslo, a detetive Hanne Wilhelmsen é enviada para a cena macabra de um possível assassinato. Em um galpão abandonado, há marcas de sangue por toda parte e, na parede, uma intrigante sequência de oito dígitos escrita com o líquido vermelho. Mas não há sinais da vítima. As pistas são escassas. Nos dois sábados seguintes, o horror se repete. Outros locais, números diferentes. Seria uma brincadeira de mau gosto ou a assinatura de um serial killer? E a questão mais importante: onde estariam os corpos? Contando com sua habitual sagacidade, a obstinada Hanne corre contra o tempo. Ela só tem cinco dias até o próximo sábado… Mas o que fazer quando a linha que separa o certo do errado começa a se fundir e o sangue derramado pode manchar não só as mãos de inocentes como também a reputação do departamento de polícia onde ela atua? Uma história vertiginosa. Um final surpreendente.

 

10. A estrela de Strindberg

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Uma ansata desaparecida por mais de meio século é encontrada junto com um cadáver. Don Titelman, psicólogo e especialista em símbolos religiosos, parte em busca dessa ansata e os mistérios que ela esconde. Rapidamente, começa a ser perseguido, sem realmente saber o motivo. Aos poucos, descobre que duas sociedades secretas estão em busca da ansata e de uma estrela, objetos poderosos que revelam um segredo mantido por séculos. Com a ajuda de sua irmã hacker, Don desvenda símbolos nazistas e da mitologia nórdica para chegar a um local no Círculo Ártico que é a chave desse mistério. Mas precisa fazê-lo antes de que a ansata e a estrela caiam nas mãos erradas.

 

(Visited 503 times, 1 visits today)
Rolar para cima