ANDREA CAMILLERI | 8 livros para conhecer a obra

Compartilhe

 

Um dos autores mais populares da Itália, Andrea Camilleri ficou conhecido pela série policial com o comissário Montalbano. O personagem foi criado em 1994, estreou no livro A Forma da Água e se tornou um dos mais célebres da literatura policial.

LEIA MAIS
TOP 40 | Quarenta dicas de leitura para quem ama romance policial
TOP 8 | Oito livros de suspense com final surpreendente
TRUE CRIME | 16 livros sobre crimes reais na história

Nas histórias, as investigações se mesclam à boa gastronomia do litoral italiano, deixando os leitores geralmente com água na boca. O detetive Montalbano, assim chamado em homenagem ao espanhol Manuel Vázquez Montalbán, investiga crimes na cidade fictícia de Vigata. Ela é fortemente inspirada na cidade natal de Camillleri, a siciliana Porto Empedocle.

Andrea Camilleri também foi roteirista e diretor de teatro e televisão, mas foi com a literatura que definitivamente entrou para a história. Ele morreu em 2019, aos 93 anos, após sofrer uma parada cardíaca.

Conheça oito livro da série Montalbano, publicada no Brasil pelas editoras L&PM e Record.

Encontre livros e e-books de Andrea Camilleri

 

1. A forma da água

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Publicado em 1994, A forma da água traz a primeira história protagonizada pelo detetive Salvo Montalbano – o nome é uma homenagem ao escritor espanhol Manuel Vázquez Montalbán e seu personagem mais conhecido, Pepe Carvalho. O sucesso estrondoso garantiu vida longa a Montalbano, que viria a figurar em quase trinta livros, além de ser adaptado para a televisão e traduzido em dezenas de países, num êxito internacional. As características desse investigador humano, demasiado humano, lhe valeriam comparações com Jules Maigret e Philip Marlowe, entre outros. Montalbano é investigador da polícia de Vigàta, a localidade siciliana fictícia que corresponde a Porto Empedocle, cidade natal do romancista. Lá, o oficial se depara com crimes que não são delitos isolados, mas que se conectam inextricavelmente à sociedade local – desigual, conservadora e submissa à cosa nostra. Tudo isso ambientado em um cenário idílico e regado a um estilo de escrita primoroso. Nunca a literatura policial foi tão feliz ao explorar o paradoxo da miséria e da grandeza de uma região e de seus habitantes.

 

2. O cão de terracota

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Após uma vida de malfeitos, o mafioso Tano Grego decide se entregar e revelar o que sabe. A prisão causa furor em Vigàta, e o comissário Montalbano se vê forçado a participar de uma coletiva de imprensa, correndo o risco de ser promovido. O roubo de um caminhão acaba por salvar o comissário do circo midiático. O que ele não imagina é que este crime vai levá-lo de volta no tempo: a uma gruta escondida onde são encontrados os corpos de dois jovens amantes, abraçados e vigiados pela escultura de um cão de terracota, o misterioso ritual datando da Segunda Guerra Mundial. Nesta segunda aventura do comissário Montalbano – meio investigação policial, meio pesquisa arqueológica –, Andrea Camilleri faz quase uma profissão de fé do que seria a série protagonizada por seu mais querido personagem.

 

3. A paciência da aranha

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Um dos mais emblemáticos detetives da literatura policial começa a sentir o peso dos anos. E da solidão. Mas como os vinhos que tanto aprecia, Salvo Montalbano ganha mais personalidade e sabor com o passar do tempo. Refinado, amante dos prazeres da boa mesa e avesso à violência, é com o mesmo intelecto aguçado com o qual resolve os mais intrincados mistérios que ele analisa sua própria trajetória. Em A paciência da aranha, um comissário Montalbano triste e deprimido, atormentado por uma crise existencial, se pergunta: é possível um homem chegar ao fim de sua carreira e se rebelar contra tudo que lutou para manter? Convalescendo após um quase encontro com a morte em uma de suas aventuras anteriores, cuidado pela fiel e amada Lívia, reavalia suas crenças, a vida dedicada a uma justiça na qual não mais acredita cegamente. Em meio a divagações morais, percebe que os criminosos que ajudou a prender são infelizes vítimas de um sistema também imperfeito. E às vezes aquilo que ele acreditava correto era considerado errado pela justiça. Então, seria melhor seguir a lei ou a própria consciência? Montalbano é retirado desse auto-exame por um chamado de seus companheiros da força policial de Vigàta: uma moto fora roubada. Sem entender porque o perturbariam por tão pouco, o inspetor logo descobre que junto com o veículo foi levada a bela universitária que o conduzia, Suzanne Mistretta. Apesar dos telefonemas anônimos à família e uma foto da menina raptada, Montalbano acredita haver mais por trás do caso. E ele será o único capaz de encontrar o fio de uma teia tecida com paciência e crueldade…

 

4. A caça ao tesouro

Compre o livro
E-book grátis pelo Kindle Unlimited

SINOPSE – Uma rajada de tiros interrompe um dia tranquilo. Um idoso enlouquecido e sua irmã abrem fogo da varanda de seu apartamento em direção à praça da cidade de Vigàta, punindo seus cidadãos por seus pecados. As câmeras de TV flagram o detetive Salvo Montalbano de arma em punho enquanto escala o edifício para prender os atiradores. Ao invadir a fortaleza dos dois irmãos, ele encontra um universo perturbador: em meio a artigos religiosos, há uma boneca inflável em estado deplorável. Passados alguns dias, outra boneca idêntica é encontrada em uma caçamba, e Montalbano recebe a primeira de uma série de cartas que o convidam para uma misteriosa caça ao tesouro. Intrigado, ele trata as mensagens como enigmas divertidos, mas à medida que o jogo se mostra cada vez mais tenebroso, o comissário se dá conta de que está lidando com um perigoso psicopata.

 

5. Uma voz na noite

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Um dos livros que inspiraram a série da BBC Inspector Montalbano. O detetive Salvo Montalbano está tendo um dia difícil. Primeiro ele é atacado na cozinha de casa por um polvo. Depois, no carro, é atacado por um playboy com uma chave inglesa depois de uma confusão no trânsito. Então, é encarregado de investigar um roubo a um supermercado. E ainda por cima é seu aniversário! A investigação do roubo é um trabalho corriqueiro, mas o gerente do supermercado está aterrorizado com a possível reação dos donos do estabelecimento ― no caso, a máfia. Porém, tudo muda quando Guido Borsellino, o gerente, é encontrado enforcado em seu escritório. Foi um suicídio? Montalbano acha que não e, conforme se aprofunda na investigação, descobre que o poderoso diretor de uma empresa local pode estar por trás disso. Nesse meio-tempo, uma jovem é encontrada brutalmente assassinada no apartamento de Giovanni Strangio, o garoto da confusão no trânsito. Mas ele não só tem um forte álibi como também é filho de Michele Strangio, governador da província. O detetive Salvo Montalbano sabe que nenhum dos dois casos são fáceis, afinal, suas investigações o levam a um ponto em que o poder político e a máfia se misturam. E nada bom pode sair disso.

 

6. O ano novo de Montalbano

Compre o livro

SINOPSE – Camilleri recebeu os principais prêmios literários italianos e se tornou sucesso de público e crítica em todos os países em que foi lançado, com milhões de exemplares vendidos. No Brasil, o autor vendeu mais de 30 mil exemplares. Do autor, a Editora Record publicou A pensão Eva, Lua de papel, O cão de terracota, A forma da água, entre outros. Os fiéis leitores do comissário Salvo Montalbano, mestre na arte do bem viver, encontram neste livro, uma trama inesquecível, na qual Montalbano se depara com os mais heterogêneos e insólitos crimes e criminosos: um casal de atores que interpreta um papel fúnebre na intimidade do quarto; um juiz atormentado pela ideia de que seu estado de ânimo influencie as decisões do tribunal. E a deliciosa história que dá título ao livro: Faltando pouco para o fim do ano, Montalbano está mergulhado em melancolia.

 

7. Sequestros na noite

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Publicado em 2015 e até hoje inédito no Brasil, Sequestros na noite é uma aventura da maturidade do personagem mais querido de Andrea Camilleri e um dos mais amados investigadores da literatura contemporânea. Surgido em meados da década 1990, o comissário Salvo Montalbano – personagem batizado em homenagem ao escritor espanhol Manuel Vázquez Montalbán – emplacou sucesso atrás de sucesso, protagonizando quase trinta romances, dos quais este é o 23o. Aqui, este membro das forças da ordem se mostra afetado pela idade. Sua melancolia e sua solidão são exacerbadas; também o é sua profunda compreensão da natureza humana e da sociedade siciliana. Uma série de sequestros-relâmpagos de mulheres na mesma faixa de idade parece não fazer sentido. Em comum, todas elas trabalhavam em filiais de bancos. Seria um golpe contra o sistema financeiro? E um incêndio parece ter relação com a atuação da máfia, mas, a um olhar mais atento, essa hipótese não se sustenta. O investigador precisará futricar e remexer nas vidas pessoais de vários moradores da cidadezinha de Vigàta para destrinchar esses mistérios aparentemente comezinhos – e para encontrar o fio que liga as duas séries de malfeitos.

 

8. O medo de Montalbano

Compre o livro

SINOPSE – No atormentado e sarcástico universo de Vigàta, o comissário Montalbano volta a lidar com uma torrente irrefreável de emoções, desde a vingança e suas indeléveis consequências até o pavor de submergir nos abismos da alma. Tudo isso em seis contos irresistíveis.

 

(Visited 558 times, 1 visits today)
Rolar para cima