Cinema

Detetive Philip Marlowe volta aos cinemas com Liam Neeson

 

Clássico da literatura policial, o irresistível detetive Philip Marlowe está de volta. Vivido nas telas por Liam Neeson, Marlowe estreia nos cinemas em fevereiro prometendo resgatar o charme dos filmes noir da década de 1940.

LEIA MAIS
TOP 10: as melhores frases de Raymond Chandler
8 curiosidades sobre Raymond Chandler e a literatura noir
Biografia Raymond Chandler: uma vida

A história é uma adaptação de A Loura de Olhos Negros (Editora Rocco, 2014), livro escrito por Benjamin Black, pseudônimo do irlandês John Banville. Um dos grandes nomes da literatura, ele aceitou o desafio de escrever mais uma história do clássico personagem. Na trama, o detetive é contratado para descobrir onde está o amante de uma rica herdeira, que desaparece sem deixar rastros.

O investigador particular Philip Marlowe é um símbolo da literatura noir. Criado por Raymond Chandler, apareceu no romance O Sono Eterno, em 1939. Quarentão, alto, magro e terrivelmente charmoso, é figura cativa de bares, guetos e inferninhos. Ele apareceu em sete livros de Chandler, migrando com sucesso para o cinema na pele de Humphrey Bogart. Sua última aventura foi Para Sempre ou Nunca Mais, de 1958.

O filme traz ainda no elenco Diane Kruger, Jessica Lange, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Alan Cumming, Francois Arnaud, Ian Hart, Danny Huston, Daniela Melchior, e Colm Meaney. A estreia está prevista para 15 de fevereiro nos cinemas.

Encontre livros e e-books de Raymond Chandler

 

Veja o trailer

 

SOBRE O LIVRO

Título: A loura de olhos negros
Autor: Benjamin Black
Tradução: Geni Hirata
Páginas: 320
Editora: Rocco
Compre o livro/e-book

SINOPSE – O leitor vai matar saudade. Philip Marlowe, um dos maiores detetives da história da literatura policial criado pelo norte-americano Raymond Chandler, está de volta. Ressuscitado em A loura de olhos negros, ele continua um sentimental e um solitário, espécie de “cavaleiro andante” moderno, a bordo de um velho Chrysler que cruza as ruas de Los Angeles, cidade infestada de chantagistas, mexicanos brutais, policiais corruptos, políticos escroques, magnatas da imprensa, traficantes, toxicômanos, ninfomaníacas, gigolôs, aspirantes a estrelas e astros de Hollywood. O irlandês John Banville, sempre presente nas listas dos candidatos ao Prêmio Nobel, foi o escolhido pelos herdeiros de Raymond Chandler para escrever a nova aventura do detetive particular que sempre cobra 25 dólares por dia, mais despesas. Quem assina o livro é Benjamin Black, pseudônimo do qual Banville se utiliza nos romances policiais protagonizados pelo patologista Garret Quirke – dois deles, O pecado de Christine e O Cisne de Prata, já lançados no Brasil pela Rocco. Quando tem início a ação de A loura de olhos negros (título que o próprio Chandler mantinha em seus arquivos para futuras obras), encontramos Philip Marlowe vivendo uma situação velha conhecida, entediado, à espera de um cliente. Eis que o detetive avista uma mulher, de longas pernas, usando um pequeno chapéu e um casaco elegante, que olha à esquerda e à direita antes de atravessar a rua, muito compenetrada. Marlowe imagina que ela deve ter sido “uma menina muito boazinha quando era pequena” e, neste momento, sabemos que a mulher irá bater na porta do escritório e as engrenagens do mistério vão começar a rodar. Clare Cavendish, rica herdeira de uma fábrica de perfumes, contrata o detetive para encontrar o antigo amante, um boa-vida chamado Nico Peterson, que sumiu de circulação aparentemente sem deixar rastro.

Share this content:

Recent Posts

O que Arthur Conan Doyle acharia de Jovem Sherlock?

Poucos personagens da literatura atravessaram tantas gerações quanto Sherlock Holmes. Criado por Arthur Conan Doyle…

3 horas ago

Por que editoras rejeitam livros que viram best-sellers?

Todo mundo já ouviu alguma versão dessa história: um livro é rejeitado por várias editoras…

7 horas ago

A Dona de Casa Perfeita: aparência e ilusão

Sabe quando você olha um perfil nas redes sociais e pensa: “ninguém pode ser tão…

3 dias ago

LANÇAMENTOS | Livros de suspense e mistério em março

Confira as dicas de lançamentos de suspense e mistério para março no Literatura Policial. LEIA…

4 dias ago

Como era Londres na época de Sherlock Holmes

Quando pensamos em Sherlock Holmes, é quase impossível não imaginar uma Londres coberta por neblina,…

2 semanas ago

A vida secreta dos escritores vitorianos

Quando pensamos na era vitoriana, é comum imaginar salões silenciosos, moral rígida, chá da tarde…

3 semanas ago