Clássico da literatura policial, o irresistível detetive Philip Marlowe está de volta. Vivido nas telas por Liam Neeson, Marlowe estreia nos cinemas em fevereiro prometendo resgatar o charme dos filmes noir da década de 1940.
LEIA MAIS
TOP 10: as melhores frases de Raymond Chandler
8 curiosidades sobre Raymond Chandler e a literatura noir
Biografia Raymond Chandler: uma vida
A história é uma adaptação de A Loura de Olhos Negros (Editora Rocco, 2014), livro escrito por Benjamin Black, pseudônimo do irlandês John Banville. Um dos grandes nomes da literatura, ele aceitou o desafio de escrever mais uma história do clássico personagem. Na trama, o detetive é contratado para descobrir onde está o amante de uma rica herdeira, que desaparece sem deixar rastros.
O investigador particular Philip Marlowe é um símbolo da literatura noir. Criado por Raymond Chandler, apareceu no romance O Sono Eterno, em 1939. Quarentão, alto, magro e terrivelmente charmoso, é figura cativa de bares, guetos e inferninhos. Ele apareceu em sete livros de Chandler, migrando com sucesso para o cinema na pele de Humphrey Bogart. Sua última aventura foi Para Sempre ou Nunca Mais, de 1958.
O filme traz ainda no elenco Diane Kruger, Jessica Lange, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Alan Cumming, Francois Arnaud, Ian Hart, Danny Huston, Daniela Melchior, e Colm Meaney. A estreia está prevista para 15 de fevereiro nos cinemas.
Encontre livros e e-books de Raymond Chandler
Título: A loura de olhos negros
Autor: Benjamin Black
Tradução: Geni Hirata
Páginas: 320
Editora: Rocco
Compre o livro/e-book
SINOPSE – O leitor vai matar saudade. Philip Marlowe, um dos maiores detetives da história da literatura policial criado pelo norte-americano Raymond Chandler, está de volta. Ressuscitado em A loura de olhos negros, ele continua um sentimental e um solitário, espécie de “cavaleiro andante” moderno, a bordo de um velho Chrysler que cruza as ruas de Los Angeles, cidade infestada de chantagistas, mexicanos brutais, policiais corruptos, políticos escroques, magnatas da imprensa, traficantes, toxicômanos, ninfomaníacas, gigolôs, aspirantes a estrelas e astros de Hollywood. O irlandês John Banville, sempre presente nas listas dos candidatos ao Prêmio Nobel, foi o escolhido pelos herdeiros de Raymond Chandler para escrever a nova aventura do detetive particular que sempre cobra 25 dólares por dia, mais despesas. Quem assina o livro é Benjamin Black, pseudônimo do qual Banville se utiliza nos romances policiais protagonizados pelo patologista Garret Quirke – dois deles, O pecado de Christine e O Cisne de Prata, já lançados no Brasil pela Rocco. Quando tem início a ação de A loura de olhos negros (título que o próprio Chandler mantinha em seus arquivos para futuras obras), encontramos Philip Marlowe vivendo uma situação velha conhecida, entediado, à espera de um cliente. Eis que o detetive avista uma mulher, de longas pernas, usando um pequeno chapéu e um casaco elegante, que olha à esquerda e à direita antes de atravessar a rua, muito compenetrada. Marlowe imagina que ela deve ter sido “uma menina muito boazinha quando era pequena” e, neste momento, sabemos que a mulher irá bater na porta do escritório e as engrenagens do mistério vão começar a rodar. Clare Cavendish, rica herdeira de uma fábrica de perfumes, contrata o detetive para encontrar o antigo amante, um boa-vida chamado Nico Peterson, que sumiu de circulação aparentemente sem deixar rastro.
Share this content:
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Dan Brown está de volta com um thriller eletrizante! Fãs de mistério, simbologia e reviravoltas…
Prepare-se para mergulhar em histórias enigmáticas que passaram despercebidas, mas que são verdadeiros tesouros…
Estas bibliotecas fascinantes são muito mais do que simples depósitos de livros. Algumas guardam…
Se há algo que desperta o encanto de qualquer amante da literatura, é o…
CENÁRIOS REAIS DA LITERATURA DE SUSPENSE - A literatura de suspense tem o dom…
O Enigma da Biblioteca de Nínive Imagine um tesouro escondido sob as areias do…