datas

Em 23 de julho de 1888, nascia Raymond Chandler


Raymond Chandler

CLÁSSICO HARDBOILED – Um dos maiores nomes da literatura, Raymond Chandler ajudou a popularizar o gênero policial a partir da década de 1930. Ao lado de Dashiell Hammett e James M. Cain, é considerado um dos criadores do estilo hardboiled americano, quando o detetive deixa de ser tão cerebral e passa a enfrentar a realidade das ruas.

Nasceu em 23 de julho de 1888, em Chicago, mas foi criado na Irlanda e Inglaterra. Entrou para a literatura tardiamente, após trabalhar em uma variedade de empregos. Publicou as primeiras histórias policiais na famosa revista Black Mask Magazine, e em 1939 apresentou seu personagem mais conhecido, Philip Marlowe, no romance O Sono Eterno. Símbolo do detetive durão, Marlowe foi vivido no cinema por Humphrey Bogart, que estereotipou a imagem do investigador particular.

marlowe2

Raymond Chandler escreveu oito romances, entre eles um inacabado, uma infinidade de contos e também trabalhou com roteiros para o cinema. Entre suas obras mais conhecidas, estão O Sono Eterno, Adeus, Minha Querida e O Longo Adeus. Ele morreu em 1959, aos 70 anos, em San Diego, nos Estados Unidos.

ana2

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s