Em 23 de julho de 1888, nascia Raymond Chandler

Referência da literatura policial, Raymond Chandlerajudou a popularizar o gênero policial a partir da década de 1930, nos Estados Unidos. Ao lado de Dashiell Hammett e James M. Cain, é considerado um dos criadores do estilo hardboiled americano, quando o detetive deixa de ser tão cerebral e passa a enfrentar a realidade das ruas.

Nasceu em 23 de julho de 1888, em Chicago, mas foi criado na Irlanda e Inglaterra. Entrou para a literatura tardiamente, após trabalhar em uma variedade de empregos. Publicou as primeiras histórias policiais na famosa revista Black Mask Magazine, e em 1939 apresentou seu personagem mais conhecido, Philip Marlowe, no romance O Sono Eterno.

Símbolo do detetive durão, Marlowe foi vivido no cinema por Humphrey Bogart, que estereotipou a imagem do investigador particular.

Raymond Chandler escreveu oito romances, entre eles um inacabado, uma infinidade de contos e também trabalhou com roteiros para o cinema. Entre suas obras mais conhecidas, estão O Sono Eterno, Adeus, Minha Querida e O Longo Adeus. Ele morreu em 1959, aos 70 anos, em San Diego, nos Estados Unidos.

Descubra livros de Raymond Chandler

 

Mais sobre Raymond Chandler

Título: Raymond Chandler – Uma Vida
Autor: Tom Williams
Tradução: Fábio Storino
Páginas: 464
Editora: Benvirá
Compre o livro

SINOPSERaymond Chandler – Uma vida apresenta uma análise meticulosa dos livros de Raymond Chandler bem como um retrato inédito desse escritor que, ao lado de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, definiu a moderna literatura policial. Cada um dos livros de Raymond Chandler carrega a tensão que cercou sua vida – a infância conturbada com a separação dos pais, a profunda inabilidade com sexo e mulheres e a luta contra o alcoolismo. Não para menos, seu detetive Philip Marlowe é um dos personagens mais complexos dos romances hard-boiled – herdeiro provável do temperamento de seu criador.

 

Ana Paula Laux

Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book "Os Maiores Detetives do Mundo" (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Compartilhe aqui!
  • 31
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Ana Paula Laux

Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book "Os Maiores Detetives do Mundo" (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!