ana paula laux

Mandalas Translúcidas, de Vera Carvalho Assumpção


mandalas_translucidas_livro

Por Ana Paula Laux – Na quinta aventura estrelada pelo detetive Alyrio Cobra, Vera Carvalho Assumpção incorpora o personagem ao pitoresco cenário das terras lusitanas. Em meio a doses de uísque, vinhos do Alentejo e gastronomia típica, o detetive Cobra desembarca em Portugal para descobrir o assassino de Escobar, um político brasileiro colega de seu amigo George. Ele morre esfaqueado dentro de um hotel, durante um congresso no Festival de Gastronomia de Santarém.

A trama aponta para o envolvimento de uma rede de tráfico de mulheres brasileiras naquele país, lançando suspeitas sobre todos que se aproximam do investigador. Auxiliado pela polícia local e pela Associação Refúgio, grupo que denuncia envolvidos no tráfico de pessoas e donos de casas de prostituição, Cobra transita entre as cidades de Lisboa, Estoril e Santarém interrogando todo tipo de fonte que julga ser útil para chegar à verdade: garotas de programa, funcionários do hotel onde aconteceu o crime e pessoas que possam ter alguma relação com o morto.

Sem saber em quem confiar, o detetive também precisa descobrir quem é o misterioso homem com olhos de cores diferentes – um azul e outro verde – que o persegue pelas ruas geladas de Portugal. No Brasil, Alyrio conta com o apoio do motoboy Jeferson e de Lucy, que pesquisa informações pela internet.

Em vários momentos, Alyrio tem flashbacks nostálgicos do passado, lembrando uma época em que levava “uma vida tranquila ao lado da ex-esposa e filhos, trabalhando como advogado no escritório de um tio dela”. Separado, na atual conjuntura ele parece levar a vida sem maiores expectativas, resignado com o destino reservado para si.

Alyrio Cobra, um detetive paulistano que reza e gosta de doses generosas de uísque, deu as caras na literatura policial em “Paisagens noturnas”, romance policial de 2003.

x

mandalas_translucidas_livroTítulo: Mandalas Translúcidas
Autora: Vera Carvalho Assumpção
Editora: Zap Book
Páginas: 215
Ano: 2013
Este livro no Skoob

SINOPSE: Era madrugada quando Alyrio Cobra recebeu o telefonema de seu melhor amigo. George estava em Portugal, num congresso de gastronomia e acabara de encontrar seu companheiro de viagem esfaqueado. O que teria ocorrido no famoso Festival de Gastronomia de Santarém para que um dos participantes fosse esfaqueado? Pela primeira vez trabalhando fora da sua cidade, Alyrio vai se enredando numa trama de tráfico de mulheres, prostituição e assassinos em potencial. No local onde George pretendia degustar boas comidas e vinhos especiais, acaba se mostrando um mundo de conflitos brutais e um fantástico desfio à inteligência de Alyrio Cobra.

ana2

Anúncios

2 replies »

  1.  Cara Ana Paula

     Continuo a receber a v/informação, que muito agradeço.

      Através dela tive conhecimento da publicação do livro “Mandalas Translúcidas”, de Vera Carvalho Assumpção, que tem por cenário Portugal e, mais concretamente, Lisboa, Estoril e Santarém – esta última a cidade onde nasci e, aliás, ainda vivo. Ver, na sinopse, referido “o famoso Festival de Gastronomia de Santarém, foi uma agradável surpresa para mim… Assim, gostaria muito de adquirir este livro. Venho, por tal motivo, solicitar-lhe o favor de me informar do contracto da Editora deste livro, a fim de poder fazer a sua aquisição. Desde já, os meus agradecimentos.

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s