Nesta lista literária, relembramos dez romances policiais adaptados para o cinema, das versões mais clássicas às leituras mais modernas.
Dirigido por Martin Scorsese, este filme de 2010 é uma adaptação de “Paciente 67”, romance policial de Dennis Lehane lançado sete anos antes do filme. Estrelado por Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo, o mistério consiste em descobrir o que aconteceu com uma paciente que desapareceu de um hospital psiquiátrico geograficamente isolado em Boston. A trama (e o final) são surpreendentes.
Este é o primeiro filme da série de doze romances policiais com o detetive Philo Vance, um personagem bem popular na década de 1920 criado pelo crítico de arte SS Van Dine (um pseudônimo, na verdade). O autor também ficou conhecido por ter inventado 20 regras (discutíveis) para escrever histórias de detetives. Os filmes fizeram muito sucesso com William Powell no papel de Philo Vance. Ele acabou fazendo quatro deles como o detetive, que também foi interpretado por Basil Rathbone (que seria Sherlock Holmes mais tarde), Alan Curtis, entre outros.
Agatha Christie teve algumas obras adaptadas para o cinema, mas para esta lista escolhemos a adaptação de 1978 do romance policial Morte no Nilo, originalmente publicado em 1937. A história é uma investigação de Hercule Poirot, interpretado pelo já falecido ator inglês Peter Ustinov e seu bigodinho. É um dos grandes sucessos de Agatha, e trata do assassinato de uma mulher rica em plena viagem pelo rio Nilo. O crime acontece em um navio luxuoso, e nele há vários passageiros com motivos pertinentes para desejar a morte da ricaça. Poirot desfruta de suas férias naquele mesmíssimo navio, e unindo o útil ao agradável, acaba resolvendo o mistério. O filme, que recebeu o nome de “Morte sobre o Nilo”, reuniu um elenco estelar: Bette Davis, Mia Farrow, Angela Lansbury (que também foi Miss Marple no cinema), David Niven e George Kennedy.
x
O filme era um passo natural, já que o romance policial lançado em 2003 por Dan Brown vendeu mais de 80 milhões de cópias e foi traduzido para 44 idiomas. Esta é a segunda história com o simbologista/detetive Robert Langdon, interpretado por Tom Hanks (a primeira foi “Anjos e Demônios”). Com uma trama que provoca igreja e dogmas, o diretor Ron Howard explorou locações históricas como o Museu do Louvre, a Temple Church e a Catedral de Lincoln. Além disso escalou Audrey Tautou e Jean Reno, capitalizando 760 milhões de dólares de bilheteria.
Lançado em 1946, a adaptação do policial de Raymond Chandler – “The Big Sleep” em inglês (1939) – tinha Humphrey Bogart como o detetive Philip Marlowe. Ele dividiu os holofotes com a futura esposa na vida real, a bela Lauren Bacall. O livro é também a primeira aparição de Marlowe na literatura. Com direção de Howard Hawks, a obra virou um clássico do gênero e até hoje é cultuada por fãs de filmes antigos e de ficção policial. No trailer original, o próprio Bogart apresenta o filme de forma bem curiosa: ele entra na Biblioteca Pública de Hollywood como quem não quer nada procurando por um livro “no estilo do Falcão Maltês”, e a bibliotecária indica “O Sono Eterno”, “o mais recente best-seller de Raymond Chandler”.
O escritor e semiólogo italiano Umberto Eco escreveu O Nome da Rosa, este romance policial que virou filme em 1986. No elenco, Sean Connery no papel de um frade franciscano e o jovem Christian Slater (que na época tinha apenas 15 anos) como seu aprendiz. Ambientado no século 14, o fio condutor da história é o esclarecimento da morte de sete monges em um mosteiro da Itália medieval. O filme foi dirigido por Jean-Jacques Annaud, rendeu mais de 75 milhões de dólares em bilheteria e venceu várias categorias do BAFTA e do César, entre outros prêmios artísticos.
O livro de Arthur Conan Doyle é de 1902. Foi publicado inicialmente em capítulos na revista Strand, mas a adaptação só saiu mesmo em 1939. Foi o primeiro de 14 filmes com Basil Rathbone como Sherlock Holmes. Na história, o detetive é contratado para investigar a morte do milionário Charles Baskerville, que muitos acreditam ter sido assassinado por um cão sobrenatural que vive na propriedade da tradicional família. Ao lado do médico Watson, vivido por Nigel Bruce, Basil Rathbone aparece neste primeiro filme da policial produzida entre 1939 e 1946.
Noomi Rapace e Michael Nyqvist encarnam a hacker Lisbeth Salander e o repórter Mikael Blomkvist na adaptação do primeiro livro da série Millennium, de Stieg Larsson, escritor sueco morto em 2004. A trama tem como premissa a investigação do paradeiro de Harriet Vanger, adolescente de 16 anos que desaparece da propriedade da família sem deixar rastros. O tio de Harriet contrata Blomkvist para descobrir a localização da garota, mas quem rouba a cena no filme é Noomi Rapace, que teve que tirar habilitação para motos para poder fazer as cenas sob duas rodas, além de ter se transformado fisicamente para o papel. A produção é sueca (estreou em 2010 no Brasil), e direção de Niels Arden Oplev.
Adaptado da obra de James Ellroy, “L.A. Confidential” originalmente (o livro saiu em 1990), se passa nos anos 50 e trata do envolvimento de policiais do Departamento de Polícia de Los Angeles com a corrupção, celebridades e o crime organizado. Bem acolhido pela crítica, o filme recebeu nove generosas indicações para o Oscar daquele ano e levou duas estatuetas, incluindo a de atriz coadjuvante para Kim Basinger. Uma curiosidade apavorante sobre James Ellroy: sua mãe foi assassinada em 1958, mas o caso nunca foi resolvido.
É considerado um dos primeiros “grandes” filmes noir, aqueles que retratavam o mundo do crime nu e cru, os herois cínicos e sem esperança e o lado mais sombrio da sociedade. Nesta adaptação do livro de Dashiell Hammett, Humphrey Bogart – sempre ele! – foi escalado para o papel principal. Ele é Sam Spade, o detetive durão criado por Hammett que apareceu pela primeira vez nas páginas da revista Black Mask, em 1929. O filme ganhou três indicações para o Oscar daquele ano (mas não levou nenhum douradinho). Foi escrito e dirigido por John Huston.
(Fontes: Wikipedia, Cineséries, Cineplayers, Flavorwire)
Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book “Os Maiores Detetives do Mundo” (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Livro de Rodrigo Marcon, O Antiquário, mistura suspense, mistério e questões históricas com o resgate…
Participe do sorteio de 1 exemplar no Instagram (até 31/10/2024) Millie é, sem dúvida,…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Confira as dicas de lançamentos de suspense, mistério e terror para o mês de…
Ana Paula Laux - Se você está à procura de um livro que vai…