agatha christie

TOP 10: a #letracursiva da literatura policial


tenta7

Percebeu como tem gente postando fotos da própria caligrafia na internet? Uma das hashtags mais populares do momento é justamente a #minhaletracursiva (ou ainda #aletrasdaspessoas ou #cursiva), e tem como objetivo compartilhar essa prática meio esquecida em plena era dos e-mails, teclados e impressoras: o de escrever usando a velha caneta esferográfica de guerra.

A brincadeira começou quando a ilustradora e quadrinista Clarinha Gomes publicou a seguinte mensagem nas redes sociais: “Com toda a sua cadência, particularidades, incongruências e hesitações… Eu adoro a letra #aletradaspessoas”. A ideia viralizou e levou milhares de pessoas a postarem “selfies” de suas caligrafias. O teor das notas varia: vai de mensagens casuais e sonhos pessoais a poemas, letras de música ou ainda lembranças saudosistas.

Na onda da brincadeira, procuramos registros da caligrafia de romancistas policiais, gente que sabe criar histórias de suspense como ninguém mas que nem sempre tem uma letra redondinha.

Confira nossa seleção!

 

1. Stephen King

x
“Nós todos flutuamos aqui embaixo”, diz a dedicatória. Stephen King não tem a melhor caligrafia do mundo, mas até que dá pra entender.

x
x

2. Agatha Christie

x
A carta rara mostra a letrinha de médico de Agatha Christie, numa mensagem escrita em 20 de abril de 1961, na Inglaterra. Agatha usa uma esferográfica azul básica para declinar um pedido de publicidade do Escritório Central de Informação. A carta é endereçada a um Senhor Kittermaster.

x

3. Mario Prata

letra7_prata

Foto: arquivo pessoal.

x
Letra do escritor mineiro Mario Prata, na dedicatória do romance policial “Os Viúvos”, segundo livro com o detetive Ugo Fioravanti.

x

4. Jo Nesbo
letra4_nesbo

Na dedicatória de “O Leopardo”, dá pra descobrir a caligrafia marcadinha do escritor norueguês Jo Nesbo.

x

5. Arthur Conan Doyle

x
Arthur Conan Doyle escreveu essa carta para o editor de um jornal em 30 de setembro de 1895. A mensagem expressava a preocupação dele com relação ao livro “Strange Secrets” (Segredos Estranhos), que estampava seu nome na capa porém trazia apenas um texto entre a coletânea oferecida. Letra inclinadinha a de Sir Sherlock, não?

x

6. Tony Bellotto

bellotto

Foto: arquivo pessoal.

x
O detetive Bellini manda lembranças.

x

7. Raymond Chandler

x
A mensagem de Raymond Chandler é um recado para sua esposa, Cissy, escrito em 1939. Na dedicatória, ele escreve: Para a minha Cissy, que queria algo muito melhor, mas ficou satisfeita com isso mesmo“. Quanto romantismo…

x

8. Harlan Coben

x
Harlan Coben e sua letra estilosa. E azul.

x

9. JK Rowling

 

Esta carta de JK Rowling foi escrita em 1998, para um fã chamado Thomas. Ela agradecia os votos de boa sorte na premiação “Guardian Children’s Fiction Prize”. Na época, a autora começava a fazer sucesso com Harry Potter e o primeiro livro do personagem, o grande sucesso da carreira até então. Hoje, Rowling tem investido no gênero policial, e já publicou dois livros com o detetive particular Cormorant Strike.

x

10. Georges Simenon

letter10_simenon

Foto: http://www.historical-autographs.com, arquivo pessoal.

x
Não parece, mas é! Na carta de Georges Simenon à esquerda, datada de 31 de janeiro de 1959, ele escreve para alguém chamado Albert-Jean desculpando-se pela resposta tardia – “Eu estava trabalhando no meu romance” – e diz que esperava a visita de um amigo em alguns dias. Ao lado a caligrafia do filho do escritor, John Simenon. Parecidas?

x

Com informações do site Cmais
(Imagens: Icollector, Vintage Memorabilia, Shotsmag, Wikimedia, NYT, Historical Autographs, Broadsheet)

ana2

Anúncios

1 reply »

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s