Harlan Coben fala sobre o novo livro e a vida de escritor

Compartilhe

Harlan Coben é atualmente um dos escritores mais bem sucedidos do gênero mistério no mundo. Nascido em Nova Jersey, Estados Unidos, ele faz sucesso com a série que traz o personagem Myron Bolitar, um ex-jogador de basquete que posteriormente virou agente esportivo, enfrentando situações arriscadas e misteriosas. Bolitar estreou no livro “Quebra de Confiança”, de 1995, e apareceu em mais nove livros desde então, a maioria publicados no Brasil pela Editora Arqueiro.

Confira partes da entrevista que Harlan Coben concedeu para o portal de notícias Huffington Post, onde ele fala sobre literatura e seu novo livro, “The Stranger”. Para ler a matéria na íntegra, acesse o site do HP aqui (em inglês)

 

‘The Stranger’: Uma Conversa com Harlan Coben

Por Mark Rubinstein

Harlan Coben é conhecido por leitores em toda parte. Seu primeiro romance foi publicado quando ele tinha 26 anos, e depois de dois thrillers independentes, “Play Dead” em 1990 e “Miracle Cure” em 1991, ele começou a escrever a popular série de Myron Bolitar. Seu suspense independente de 2001, “Não Conte a Ninguém”, foi imensamente popular. Em 2006, o diretor de cinema Guillaume Canet transformou o livro no thriller francês Ne le dis um personne. O filme foi o mais rentável nos EUA em língua estrangeira daquele ano ; ganhou o Lumiere (uma espécie de Golden Globe francês) de melhor filme e foi indicado para nove Cesars, levando quatro prêmios.

Harlan Coben escreveu mais onze romances autônomos. Seus livros aparecem regularmente na lista de bestsellers do New York Times, e mais de 60 milhões foram vendidos internacionalmente. Ele foi o primeiro escritor a receber os prêmios Edgar, Shamus e Anthony Awards.

Seu mais recente thriller de mistério é “The Stranger”. Adam Price é um advogado casado com Corinne. Eles têm dois filhos e desfrutam de uma vida maravilhosa, vivendo em Cedarfield, New Jersey, até que uma noite um estranho se aproxima de Adam. Ele o surpreende com a revelação de que sua mulher fingiu uma gravidez, e lhe revela como confirmar a informação. Logo após Adam confronta Corinne com este segredo, e ela desaparece, enviando-lhe uma mensagem de texto enigmática. Conforme Adam procura por sua mulher, torna-se evidente que ele está envolvido em algo muito mais sinistro do que apenas a fraude da esposa. Na habitual estampa de Harlan Coben, a trama tem várias reviravoltas e um final completamente inesperado.

 

A trama de The Stranger, como seus outros romances, é bastante complexa, com muitas reviravoltas. Como você as estrutura?
Quando eu começo a escrever, eu sei o começo e o fim, mas eu não sei muito sobre o meio. Eu sempre comparo a viajar do meu estado natal de Nova Jersey para a Califórnia. Eu poderia pegar a Rota 80 – a rota mais direta -, mas as chances são de que vou através do Canal de Suez, e parar em Tóquio. Mas eu sempre acabo na Califórnia. E.L. Doctorow disse certa vez: “Escrever é como dirigir à noite. Você não consegue ver além dos seus faróis, mas você faz a viagem mesmo assim. ”

 

O que você acha que faz dos seus romances tão atraentes?
Eu não sei. É algo para os outros dizerem. Meu objetivo é fazer a história ser emocionante e os personagens convincentes, sem desperdiçar nenhuma palavra. Acho que o segredo é a camada emocional além de simplesmente agitar a pulsação do leitor. Eu quero mexer o coração. Eu tento fazer o leitor realmente se importar com o que acontece com as pessoas no livro.

 

Os seus thrillers não envolvem os protagonistas de sempre – soldados, detetives, advogados, agentes da CIA ou espiões. Eles são sobre pessoas comuns, cujas vidas mudam em alguns momentos dramáticos. Você vai falar esses outros personagens também?
Gosto de escrever sobre esse tipo de homem comum hitchcockiano que se encontra em circunstâncias extraordinárias. Essa situação é mais convincente e o leitor pode se relacionar mais facilmente do que se o personagem é uma espécie de super-herói. Eu quero que o leitor sinta-se imerso no mundo do protagonista, e não consiga deixá-lo. Em The Stranger, eu quero que você esteja na pele de Adam, para sentir o que ele está sentindo e pensando.

 

O que te surpreendeu sobre a vida de escritor?
Tem sido uma escalada muito interessante para mim. Eu não atingi o topo de imediato. Passei por todas as etapas ao longo do caminho – ser publicado por uma pequena editora, em seguida por uma ligeiramente maior; em seguida, veio um pouco de reconhecimento; em seguida, um pouco mais de vendas. Depois mais, até os últimos sete romances estrearem em primeiro lugar na lista do New York Times. Eu sou verdadeiramente grato pela sorte que tenho. Eu acho que uma das surpresas é que, como um autor best-seller, eu ainda posso ter uma vida normal com minha esposa e quatro filhos, morando em um bairro de classe média.

 

O que você estaria fazendo se não escrevesse?
Não tenho outras habilidades comercializáveis. Eu sou desorganizado, esquecido, e facilmente distraído. Eu não sei o que eu estaria fazendo. Francamente, isso é parte do que me faz um escritor. A escrita é uma forma de desespero. A maioria dos escritores não são capazes de lidar com um trabalho real na sociedade. Isso é tudo que temos. Então, isso é o que eu faço.

x

(Imagem: Wikimedia, divulgação)

(Visited 113 times, 1 visits today)

2 comentários em “Harlan Coben fala sobre o novo livro e a vida de escritor”

  1. Já li todos os livros dele lançados no Brasil e os que não foram (alguns antigos, como Darkest fear, Play dead, Miracle cure, li (com alguma dificuldade) em inglês mesmo, porque simplesmente não consigo imaginar não ler todos os livros de Harlan Coben! Ele é simplesmente o máximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima